Escolas do Vale integram 31ª Mostratec

Vale do Taquari

Escolas do Vale integram 31ª Mostratec

Feira reúne representantes de 21 países na próxima semana em Novo Hamburgo

Escolas do Vale integram 31ª Mostratec
Vale do Taquari
oktober-2024

Alunos de Estrela e Lajeado representam a região no maior evento de ciência e tecnologia para jovens cientistas da América Latina. Quatro pesquisas realizadas nos colégios Madre Bárbara, Alberto Torres (Ceat) e Santo Antônio integram a 31ª Mostratec, que inclui representantes de 21 países.

Organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o evento ocorre entre os dias 25 e 28, em Novo Hamburgo. O Colégio Madre Bárbara terá dois projetos na exposição, ambos orientados pela professora Nara Regina Scheibler.

Um deles é a pesquisa da aluna Kétlin da Cruz Schneider, com o tema Verdades e Mitos sobre as Descargas Elétricas Atmosféricas. O estudo visa apresentar informações à população sobre pontos divergentes acerca das descargas originárias de tempestades.

A estudante Ivana Presses apresenta o trabalho Centrífuga Caseira para Laboratório de Ciências com Materiais Alternativos. Ivana construiu um protótipo de baixo custo capaz de separar misturas líquidas heterogêneas.

No Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), Eduarda Fin Agostini, Débora Magedanz e Anna Luiza Coser realizaram o estudo Ilex paraguariensis na Produção de Biogás Através de Biomassa. Orientadas pelos professores João Carlos Siebert e Luís Galileu Tonelli, elas produziram biogás a partir dos restos da erva-mate.

Proposta ambiental

Arthur Henrique Sulzbach, do Colégio Santo Antônio, de Estrela, elaborou a pesquisa Aceleração do Processo de Recuperação de Áreas Antropicamente Degradadas com Plantas da Espécie Cattleya Intermedia.

Sob orientação dos professores Ângela Maria Schorr Lenz e Adymailson Nascimento Santos, o projeto consiste em plantar mudas da planta pertencente à família das orquídeas como forma de recuperar áreas degradadas ambientalmente.

A espécie está ameaçada de extinção, e as mudas utilizadas no teste foram produzidas em laboratório. Para aplicá-las na natureza, foi necessária a fixação em árvores altas, feita com fios de sisal de menor potencial tóxico.

A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 25 e 27, e das 14h às 17h, no dia 28. A entrada é franca.

Participantes da região

Colégio Santo Antônio – Estrela

Projeto: Aceleração do Processo de Recuperação de Áreas Antropicamente Degradadas com Plantas da Espécie Cattleya Intermedia
Aluno: Arthur Henrique Sulzbach
Orientadores: Ângela Maria Schorr Lenz e Adymailson Nascimento Santos

Colégio Madre Bárbara – Lajeado

Projeto: Verdades e Mitos sobre as Descargas Elétricas Atmosféricas
Aluna: Kétlin da Cruz Schneider
Orientadora: Nara Regina Scheibler

Projeto: Centrífuga Caseira para Laboratório de Ciências com Materiais Alternativos
Aluna: Ivana Presser
Orientadora: Nara Regina Scheibler

Colégio Evangélico Alberto Torres – Lajeado

Projeto: Ilex Paraguariensis na Produção de Biogás através de Biomassa
Alunas: Eduarda Fin Agostini, Débora Magedanz e Anna Luiza Coser
Orientadores: João Carlos Siebert e Luís Galileu Tonelli

Acompanhe
nossas
redes sociais