Nova operação apreende mais de três toneladas de alimentos

Arroio do Meio

Nova operação apreende mais de três toneladas de alimentos

Força-Tarefa de Segurança Alimentar vistoriou dois mercados em Arroio do Meio

Nova operação apreende mais de três toneladas de alimentos
Arroio do Meio
CCR-aviso-ponte

Pelo segundo dia consecutivo, os supermercados da região foram alvo de ação da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar. Ontem, os supermercados Dália e Languiru de Arroio do Meio foram autuados por comercializar alimentos impróprios para o consumo.

No mercado Languiru, foram recolhidas mais de duas toneladas de comida refrigerada inadequadamente, vencida ou sem procedência. Os agentes apreenderam um contêiner de pizzas que deveriam estar congeladas, mas eram vendidas apenas resfriadas. O mercado foi autuado e responderá a processo administrativo junto ao poder público municipal. No Dália, foram encontrados 839 quilos com os mesmos problemas.

Além dos erros de conservação e procedência, os mercados foram autuados por industrializar produtos sem o alvará correto para o procedimento.

Segundo o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar – (Gaeco), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a maior parte das ocorrências é ocasionada por erros de informação. “O problema básico nos supermercados é falta de orientação e de organização dos estabelecimentos.”

Na avaliação de Filho, as ações objetivam conscientizar comerciantes e clientes. “O consumidor é o primeiro fiscal. Com essas ações, ele percebe que pode cobrar primeiro o próprio estabelecimento para que ele se adeque.” Apenas os dois maiores supermercados do município foram fiscalizados ontem, porque os demais já haviam sido avaliados pelo poder municipal.

De acordo com o coordenador do Gaeco, todos mercados da cidade foram autuados por irregularidades do tipo. Esta foi a segunda ação no Vale. A primeira foi realizada na quarta-feira, 19, em Encantado. Na ocasião, cerca de 6,5 toneladas de alimentos foram apreendidas.

Nota da Languiru

A cooperativa Languiru, dona do supermercado autuado ontem, garantiu que os produtos recolhidos não estavam expostos para venda. Veja a seguir o informativo na íntegra,

A Cooperativa tomou conhecimento da operação ocorrida por parte do Ministério Público, Vigilância Sanitária e outros órgãos públicos junto aos supermercados de Arroio do Meio, nesta quinta-feira. Necessário esclarecer que os produtos fora das especificações ficam armazenados de forma separada para que sejam tomadas as devidas providências. Portanto, não estão expostos à venda na unidade da Cooperativa de Arroio do Meio, quaisquer produtos que não estão próprios para o consumo.

A Cooperativa informa, também, que toma todas as medidas necessárias quanto à origem e qualidade dos produtos comercializados em seus estabelecimentos. Registra-se, ainda, que serão tomadas medidas para melhorar a forma de identificação, rotulagem e exposição de alguns produtos. A Cooperativa esclarece, ainda, que irá contribuir com os órgãos públicos na investigação dos fatos, prestando todos os esclarecimentos necessários.

Acompanhe
nossas
redes sociais