Gestores vão a Brasília por recurso para UTI de Arroio do Meio

Arroio do Meio

Gestores vão a Brasília por recurso para UTI de Arroio do Meio

Projetos foram apresentados ontem na capital

Gestores vão a Brasília por recurso para UTI de Arroio do Meio
Arroio do Meio
CCR-aviso-ponte

O prefeito, Sidnei Eckert e o eleito, Klaus Schnack, estão em Brasília em busca de recursos junto à União. O objetivo é dialogar com deputados e ministros para apresentar projetos, pleitear a liberação de verbas e solicitar emendas para os próximos quatro anos.

Um dos projetos prevê a captação de recursos para a conclusão e instalação definitiva da UTI do Hospital São José. Apesar de ser um dos mais esperados pelo município, a liberação de recursos para essa proposta, e para as demais, é esperada a longo prazo. A previsão mais otimista é que as primeiras verbas possam ser repassadas a partir do primeiro semestre de 2017.

Ontem, eles foram recebidos por deputados e por assessores do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. No fim da tarde, participaram de audiência com o ministro da Saúde, Osmar Terra.

Hoje ao meio-dia, conversam com Padilha. Os dois gestores também apresentam projetos para viabilizar obras de pavimentação de ruas. Uma delas é na via em frente à igreja de Arroio Grande Central, outras em Linha 32, em Forqueta, no Glória e Nova Bela Vista.

Um dos projetos visa a construção da calçada na rua D. Pedro II. A pavimentação na via já foi feita. Outra proposta é a ampliação do Bola Cheia, no bairro Bela Vista. Para a saúde, pleiteiam a ampliação do posto de Bela Vista.

Apesar do cenário de recessão, os gestores saíram otimistas depois das conversas com os parlamentares. “Agora o cenário está mais difícil, a situação financeira está complicada, mas o país não deve parar”, comenta Eckert.

Segundo ele, nas conversas, os deputados não frustraram as expectativas. “Quando a proposta chega em Brasília, é demorado mesmo. Então esperamos que parte desses recursos venha até o fim dos próximos quatro anos.” Ele explica que, apesar de importantes, nenhuma das propostas é de extrema urgência.

Mobilização

O prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, e o eleito, Otávio Landmeier, estão em Brasília desde domingo. Eles querem viabilizar a construção de uma creche, recursos para a ponte do Rio Boa Vista, asfaltamento de vias urbanas e rurais, além de verbas para a Transcitrus.

Os gestores se reuniram com parlamentares e equipes ministeriais. Segundo Marasca, a sinalização é de escassez de recursos. Segundo ele, mesmo sabendo dos problemas econômicos enfrentados pela União, os prefeitos precisam estar mobilizados. “Sabemos da falta de recursos, mas não podemos ficar inertes. Precisamos vir para Brasília e pleitear verbas para assegurar o mínimo. Se conseguirmos, sendo otimistas, 50% do total que estamos buscando, estamos satisfeitos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais