Projeto Jovens Poetas lança 21º livro

Lajeado

Projeto Jovens Poetas lança 21º livro

Mais de 250 estudantes de 35 escolas de Lajeado integram a nova publicação

Projeto Jovens Poetas lança 21º livro
Lajeado
oktober-2024

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Apae de Lajeado experimentam o gosto do reconhecimento. Uma poesia feita em conjunto por eles integra a 21ª edição do livro Jovens Poetas, lançado ontem à noite, na Univates. Os cinco escritores utilizaram a oportunidade para enaltecer as próprias qualidades, e de colegas. “Cada um tem um dom, e juntos somos um timão: O Diego desenha, o Luan trabalha, a Arlete é boa de memória”, como dita a poesia da turma.

Mostraram que juntos conseguiram ir mais longe, e ganhar espaço nas páginas da publicação. “É a segunda vez que participamos, e pra nós é uma oportunidade de ir além”, afirma a professora Aline Lenz, responsável por coordenar os alunos no projeto.

Para a presidente do Rotary Club Engenho – organização que coordena o Projeto Jovens Poetas – Rosângela Backendorf, a iniciativa gera satisfação e orgulho de os participantes serem vistos e lembrados. “A gente percebe que existe um carisma bem grande pelo projeto. Dá pra ver o brilho no olhar das crianças”, diz.

Além do texto feito pelos alunos da Apae, outras 250 produções, entre poesias e desenhos, estão estampadas no livro. Todas foram feitas por estudantes das 35 escolas lajeadenses, das redes municipal, estadual e particular.

Prestigiados por pais e familiares, ontem à noite, os novos escritores ainda receberam um certificado pela façanha, e puderam assistir à apresentação da Orquestra do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo.

2016_10_19_anderson-lopes_jovens-poetas_lancamento-2

(SEM LEGENDA)

Livros

Os mil exemplares impressos pela Palotti, e editorados pela Univates não estão à venda. Foram entregues aos alunos e escolas participantes, e estão disponíveis na sede do Rotary. Irlê Bambini é a professora homenageada deste ano, e João Paulo Fontoura da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) é o prefaciador. O patrocínio é da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e a loja maçônica Acácia Negra, de Lajeado.

Seleção

As 251 obras que compõem o livro foram selecionadas por representantes das escolas participantes, convidadas pelo Rotary em abril deste ano. Cada uma pôde elencar cinco poesias, feitas por estudantes do 5o ao 9o ano do Ensino Fundamental; outras cinco do Ensino Médio; três do EJA; e um desenho, elaborado por alunos do 1o ao 4o ano do Ensino Fundamental. As escolas tinham a liberdade para escolher os próprios critérios de seleção.

Acompanhe
nossas
redes sociais