Projeto Revive Boa Vista destaca alternativas de preservação ambiental

Teutônia

Projeto Revive Boa Vista destaca alternativas de preservação ambiental

Iniciativa pretende conscientizar comunidade sobre preservação da natureza

Projeto Revive Boa Vista destaca alternativas de preservação ambiental
Teutônia

A 7ª edição do Revive Boa Vista tem por finalidade conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza. A ação organizada pela Parceiros Voluntários ocorre sábado no Supermercado Languiru, de Languiru, e no Poliesportivo em Canabarro. O evento objetiva apresentar alternativas para reduzir a produção de lixo e ensinar sobre o descarte correto dos materiais.

Em Languiru, a programação inicia de manhã. Durante a tarde, serão apresentados painéis, jogos educativos para crianças e adultos, no Poliesportivo. Haverá montagem de composteira doméstica, visando o reaproveitamento de lixo orgânico, e exposição de produtos das cooperativas escolares.

De forma pontual, os voluntários querem modificar o atual cenário municipal. Por meio de orientação e ações de coleta, instigam a comunidade a ter postura diferente quanto aos resíduos gerados. Em 2010, quando colocaram em prática a iniciativa, uma tonelada de lixo foi recolhida das margens do Arroio Boa Vista. Também foram plantadas 500 mudas de árvores nativas.

No ano seguinte, o grupo recolheu 750 quilos, ofertou mudas de árvores nos semáforos da cidade e promoveu visita ao aterro sanitário. O objetivo era mostrar a lotação no local, destacando a importância de separar e atentar para os dias de coleta dos materiais orgânicos e secos. Em 2012, foi constatada a redução do volume de lixo às margens do arroio. Com isso, mudaram o planejamento e diversificaram as ações. Tanto que no ano seguinte distribuíram panfletos e buscaram maior aproximação da comunidade. Em 2014, foi feita a última coleta às margens do arroio. Foram recolhidos 290 quilos de lixo. Além disso, distribuíram 200 mudas de árvores.

Eletrônicos

Na 6ª edição do Revive Boa Vista, a Parceiros Voluntários incentivou a destinação correta de lixo eletrônico. Com ponto de coleta instalado no Pavilhão Multiuso, no Centro Administrativo, reuniram 450 eletrônicos, 1,5 mil pilhas, cem medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha.

Neste ano, foram realizadas duas coletas de eletrônicos. Em junho, foram recolhidos mais de 500 eletrônicos, 50 chapas de raios x e 32 litros de óleo de cozinha. No mês passado, chegaram à marca de 60 litros de óleo, 600 pilhas, 55 medicamentos, 255 eletrônicos e 11 chapas de raios x.

Acompanhe
nossas
redes sociais