Relógios devem ser adiantados no domingo

Vale do Taquari

Relógios devem ser adiantados no domingo

Horário de verão se estende até fevereiro e pretende reduzir consumo de luz

Relógios devem ser adiantados no domingo
Vale do Taquari

O pintor Mauro Führ, de Cruzeiro do Sul, aprova o adiantamento do relógio em uma hora. “Consigo mais tempo para cuidar da lavoura, do trato dos animais e reduzimos a conta de energia”, comenta.

Assim como ele, muitos gostam e tantos outros odeiam o horário de verão, que inicia à meia-noite deste domingo. A medida estende-se até o dia 19 de fevereiro de 2017. Com a 41ª edição, o governo projeta uma economia de até R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a queda da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% na Sul.

A previsão de economia é menor que a do ano passado, quando a mudança nos relógios possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período de vigência do horário de verão, ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Saiba mais

A medida é aplicada no Brasil desde 1931, com alguns intervalos. Mais recentemente, passou a vigorar por meio do Decreto nº 6.558, de 8 de setembro de 2008, revisado pelos Decretos 7.584, de 13/10/2011 e 8.112/2013. Esta é a 41ª edição.

O novo horário é válido para todos as unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo). Os estados do Norte e do Nordeste não participam do novo horário. As informações são do Ministério de Minas e Energia. A última vez que a Bahia participou do horário de verão foi em 2011.

Chuvarada e temporais

Nos próximos dias, um sistema de baixa pressão que atua sobre o Paraguai e o norte da Argentina impulsiona instabilidades sobre o estado, e que serão alimentadas por ar quente de origem tropical. Por conta disso, as chuvas serão frequentes e volumosas, podendo vir acompanhadas de temporais.

De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Fabiane Gerhard, o sol ainda aparece no sábado e ao longo do dia a instabilidade avança pelo território gaúcho. A chuva chega ao Vale entre o fim da tarde e início da noite de sábado, acompanhada de ventos ocasionalmente fortes e temporais localizados.

No domingo, persistem as pancadas de chuvas e previsão de temporais. O sol aparece entre nuvens e a sensação será de abafamento. As precipitações seguem até quinta-feira, com volumes de chuva que podem variar entre 100 e 150mm. “Se este cenário se confirmar, não está descartado o risco de transbordamento de rios, e principalmente de arroios.”

Previsão

Sábado
Mínima – 18º
Máxima – 29º
Sol aparece no Vale. Entre a tarde e a noite podem ocorrer temporais e ventos fortes em áreas localizadas

Domingo
Mínima – 20º
Máxima – 26º
O dia apresenta períodos de céu encoberto, quando ocorrem pancadas de chuva, com chance de temporais localizados.

Segunda-feira
Mínima – 21º
Máxima – 26º
A nebulosidade predomina sobre a região e chove a qualquer hora do dia. Persiste a possibilidade de temporais localizados, com sensação de abafamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais