A marca da inovação cravada no Vale

Comportamento

A marca da inovação cravada no Vale

CRIExp reúne uma geração de empreendedores na Univates. Durante três dias, investidores e novos empresários debateram formas de implementar ideias no mercado cada vez mais global e competitivo

A marca da inovação cravada no Vale
Lajeado

Durante os dias 6, 7 e 8, o câmpus da Univates foi tomado por mais de três mil pessoas motivadas a aprender sobre empreendedorismo, inovação e criatividade. O CRIExp reuniu profissionais das áreas de tecnologia e empreendedorismo do Vale do Silício e do cenário nacional para ministrar palestras e workshops. Paralelo a isso, ocorreram eventos culturais e atividades voltadas à programação de jogos.

Segundo o vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, mesmo após o fim do CRIExp, as provocações causadas pelo evento devem se continuar. Segundo ele, houve surgimento de muitas ideias, então, a expectativa é que no futuro essas possam se transformar em tecnologias colocadas à disposição da comunidade do Vale do Taquari e do mundo.

Mas isso exige um período de amadurecimento por parte das ideias, até que se tenham os primeiros resultados, considera Cyrne. “O CRIExp não se propõe a dar resultados imediatos, e sim a ser um semeador de oportunidades, ideias e sonhos.” Além disso, os contatos realizados entre as pessoas que participaram, segundo ele, podem resultar em futuros negócios e empreendimentos.

No geral, o CRIExp superou expectativas, tanto de público quanto de qualidade das atividades. A proposta era movimentar o empreendedorismo de todo o estado, principalmente da região. “O objetivo era utilizar a criatividade para poder oferecer à sociedade soluções criativas para seus problemas.”

Os números do CRIExp

• 90 atividades

• Mais de 30 painelistas

• Mais de 3 mil participantes

• Público de 14 a 78 anos

• Vindo do Amazonas, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

• Vindo de 80 municípios do RS

2016_10_22_henrik-scheel_creditos_tuane-eggers2

Henrik Scheel falou sobre mudanças

Momentos destaque

Abrindo as atividades – Na manhã do primeiro dia de CRIExp, o evento recebeu participação inédita de Henrik Scheel, da Startup Experience. A empresa do Vale do Silício realiza workshops interativos que visam a solução de problemas sociais por meio do empreendedorismo.

O dinamarquês ministrou a palestra “Por que programas de inovação corporativos dão errado e o que fazer para resolver isso”. Scheel lembrou que a sociedade nunca viu uma mudança da humanidade tão rápida como a dos últimos anos. Segundo ele, esse processo é contínuo. Ele acredita ainda que daqui há 15 anos os carros não serão mais dirigíveis, o que deve impactar na diminuição de 90% da frota existente hoje.

Entre o racional e o emocional – Pela primeira vez no Brasil, Justin Wilcox, da Customer Dev Labs e da plataforma Focus Framework, conduziu o workshop The Focus Framework – Como Encontrar a Conexão entre Produto e Mercado. O evento ocorreu no segundo dia de CRIExp.

De forma interativa, o norte-americano iniciou a atividade solicitando aos participantes para escrever seus problemas em papéis e os agrupou por similaridade. Entre as palavras mais recorrente, foco, medo e dinheiro. Depois, Wilcox explicou o funcionamento do cérebro. Segundo ele, o desafio consiste em criar uma conexão entre duas áreas: sentimental e racional.

No sábado, Wilcox encerrou a participação ao contar experiência pessoal na palestra “Lições do Vale do Silício e a jornada rumo ao Customer Development Labs”.

2016_10_22_maicon-ribeiro-esteves_creditos_arquivo_pessoalExperiências únicas

O programador e CO Founder do Adeus Rotina – Clube de Assinatura para Casais, Maicon Ribeiro Esteves, participou de todos os dias da CRIExp. Para ele, o workshop com Justin Wilcox foi o evento mais proveitoso. “Ele trouxe um olhar diferente para os negócios baseado nos sentimentos, e não apenas nas funcionalidades.”

O profissional o fez pensar sobre seu negócio, de um modo diferente, ao entender mais o sentimento de seus clientes. “O Focus Framework (metodologia do livro de Wilcox) é fantástico e extremamente rápido para aplicar nos negócios.” Além disso, Esteves teve a oportunidade de fazer um discurso para conseguir investimento para João Kepler, considerado o maior investidor anjo do Brasil.

Esteves não tinha expectativas ao se inscrever, mas resolveu participar para apoiar a iniciativa. “Acredito que devemos prestigiar essas iniciativas que ocorrem aqui no Sul.” O CRIExp acabou surpreendendo de forma positiva. “Na primeira edição de eventos desse porte, podem acontecer erros. Mas, ao meu ver, a organização estava impecável.”

2016_10_22_ricardo-bouvie_creditos_arquivo_pessoalIncentivo essencial

Para o encantadense Ricardo Bouvié, o evento foi proveitoso como um todo. Ele destaca as atividades com Justin Wilcox e Henrik Scheel. Os profissionais proporcionaram acesso às mais modernas práticas de gestão e inovação aplicadas hoje no Vale do Silício, conta. “A estrutura do evento, disponibilizada pela Univates, foi determinante para o sucesso dele.”

Segundo ele, o CRIExp deixou como legado o entendimento de que a inovação deve ser incentivada em todas as empresas, independentemente de seu porte ou ramo. Também fica a certeza de que o empreendedorismo não é apenas um rótulo, e sim um estilo de vida. Isso é decisivo para quem quer abrir uma empresa. Também vale para quem está empregado e pode usar os ensinamentos para melhorar as atividades dentro da organização para a qual trabalha, conta.

O CRIExp também propiciou a Bouvié novas conexões e contatos. “Com certeza, abrem um horizonte de oportunidades.” Para ele, serão importantes na busca de parceiros, investidores e mentores no futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais