Missa lembra centenário da Igreja Matriz de Santa Clara do Sul

Santa Clara do Sul

Missa lembra centenário da Igreja Matriz de Santa Clara do Sul

Prédio atual foi inaugurado em 1º de outubro de 1916, após três anos de construção

Missa lembra centenário da Igreja Matriz de Santa Clara do Sul
Vale do Taquari
oktober-2024

“Este templo foi erguido com muito esforço pelos antepassados, os quais merecem o nosso reconhecimento. As pedras, o concreto e o ferro são a base da sua construção. Porém quem realmente sustenta o prédio são os fiéis. Afinal, é a comunidade a pedra viva desta história”.

A frase do bispo Aloísio Dilli marcou a missa em comemoração ao centenário da Igreja Matriz São Francisco Xavier, realizada nessa quarta-feira, 12.

O bispo participou da celebração ao lado do pároco local, Zeno Graef, sacerdotes, irmãs e ministros. Passados cem anos da inauguração do templo atual, ocorrida em 1º de outubro de 1916, o trabalho dos voluntários da época ainda hoje chama a atenção.

O presidente da paróquia, Charles Thomas, ressalta a rapidez com que o prédio foi concluído levando em conta que no período da construção o serviço era braçal e não havia a tecnologia de hoje. “Observemos a magnitude das paredes, os detalhes, a perfeição.”

Com o objetivo de comemorar a data, a diretoria fez reformas no prédio a partir de 2014. Entre elas, a restauração dos altares laterais e do altar-mór, cujo trabalho foi realizado por Eclair Theves e Rosane Rambo Theves. As imagens dos santos foram reparadas por Marilise Kaufmann.

O altar principal da igreja é uma construção do irmão João Burlefinger, realizada em São Leopoldo e trazida por navio até Santarém, próximo à Mariante, Venâncio Aires, onde foi buscada com três carroças e juntas de bois.

Gruta de Santa Clara

A gruta instalada na frente da igreja foi esculpida pelos artesãos Rodolfo e Sônia Zimmermann, de Arvorezinha. A imagem de pedra mármore foi doada por Lúcia Jung, com apoio da sua irmã Imelda. Depois da cerimônia religiosa, foi servido almoço no Salão Paroquial.

Saiba mais

A inauguração do templo realizada em outubro de 1916 foi presidida pelo pároco de Lajeado, Emílio Reichmuth. Na época, 115 moradores trabalharam de forma voluntária para edificar o prédio. Dois construtores da Alemanha ajudaram na obra. A área total é de 759 metros quadrados. Sem contar as celebrações feitas antes da instalação da paróquia, em 1930, a igreja contabiliza 8.172 batizados, 2.504 casamentos e 6.562 crismados.

Acompanhe
nossas
redes sociais