Evento aborda mediação de conflitos em escolas

Vale do Taquari

Evento aborda mediação de conflitos em escolas

Seminário Cipave une representantes do Judiciário e educadores na Univates

Evento aborda mediação de conflitos em escolas
Vale do Taquari

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promove nesta sexta-feira, 14, encontro com diretores e professores do Programa Cipave. O evento ocorre a partir das 8h30min no auditório do prédio 11 da Univates.

Focado na mediação dos conflitos, o seminário terá palestras com representantes do Judiciário e profissionais especializados em estabelecer o conceito nas escolas. De acordo com a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, a intenção é criar mecanismos de prevenção e combate à violência nas escolas do Vale do Taquari.

“A situação já está preocupante, principalmente na questão do uso de drogas, no dano ao patrimônio e nas agressões verbais”, ressalta. Segundo ela, é preciso criar mecanismos para que os estudantes se sintam pertencentes à escola, evitando, por exemplo, as depredações.

Para Greicy, a responsabilidade sobre o sistema educacional deve ser de toda a sociedade, não apenas de pais e professores. Segundo ela, a população precisa assumir o papel de fazer a educação se tornar prioridade para evitar problemas enfrentados hoje nas mais diferentes esferas.

“Os níveis de conflito são preocupantes, basta perceber a intolerância no trânsito”, alerta. Segundo Greicy, a escola é um retrato desses conflitos, uma vez que engloba um grande número de pessoas convivendo em um mesmo espaço social.

Diante desse cenário, ressalta a importância de abordar temas como o da justiça restaurativa. Para ela, a modalidade que prevê a resolução de conflitos fora da esfera judicial, mas com a mediação do Judiciário, segue a mesma linha proposta pelo Cipave.

“Todos visamos uma cultura de paz”, aponta. O seminário será encerrado com relatos casos de sucesso na mediação dos conflitos. Conforme Greicy, o momento servirá para esclarecer dúvidas e expor suas inquietações sobre o tema.

Resumo da programação

9h – Abertura oficial com apresentação do minitenor Vitor Delazeri
9h15min – Palestra “Justiça e cidadania”, com o corregedor do TJRS, Vanderlei Deolindo
10h30min – Palestra “Justiça restaurativa”, com o juiz da Vara de Infância e Juventude de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson
11h30min – Entrega de cartilhas Cipave
12h30min – Almoço
13h30min – Recepção com a banda instrumental juvenil da escola Gomes Freire, de Teutônia
14h – Palestra “O diálogo no centro: como implementar uma disciplina restaurativa na escola”, com o psicólogo Paulo Henrique Moratellli
15h – Palestra “Mediação de conflitos”, com a professora Maria Elisa Goulart Chagas
16h – Plenária “Minha Escola e os conflitos”. Breve panorama dos educandários.
17h30min – Encerramento

Acompanhe
nossas
redes sociais