Coral de Encantado comemora 40 anos de existência

Encantado

Coral de Encantado comemora 40 anos de existência

Encontro de coros enaltece importância da arte do canto para manter cultura

Coral de Encantado comemora 40 anos de existência
Encantado

A celebração dos 40 anos de fundação do Coral Municipal de Encantado ocorreu durante o XI Encontro de Coros, realizado no domingo, na Igreja Santo Agostinho, no bairro Planalto.

O evento contou com a participação do Coral Municipal de Roca Sales e o Coro da URI de Erechim. Entre o público, estavam autoridades, ex-coralinos e comunidade. O grupo lançou o CD do Coral Municipal de Encantado, que traz um repertório de vários estilos musicais desde o período renascentista até o contemporâneo, composto por 11 canções. As gravações foram realizadas em Encantado, Arroio do Meio e Canoas.

Conforme a secretária da Educação e Cultura da cidade anfitriã, Roseli Mottin Soares, os integrantes são importantes, em todas as épocas. “Vocês conjuntamente com outros corais colocam Encantado em um ponto de destaque em sua cultura musical.”

O regente Leo Fuhr e a anfitriã Cristiane Pedersini Bianchini receberam uma placa em homenagem aos 40 anos de fundação do Coral Municipal de Encantado, entregue pelo prefeito Paulo Costi e pelo coordenador de Cultura, Airto Francisco Gomes.

Para Cristiane, é imprescindível retomar e encontrar antigos coralistas e alguns jovens, seguindo a tradição do canto. Para ela, foi uma noite inesquecível. “Não podemos esquecer de todos que já passaram pelo coral e também daqueles que já partiram.”

Histórico do coral

O Coral Municipal de Encantado foi criado em 1º de julho de 1976 por meio de lei Municipal. Tem como principal objetivo levar à comunidade encantadense a arte da música coral. O primeiro regente foi Cláudio Kerbes e o primeiro presidente, o bancário Roberto Landel de Moura. A primeira apresentação ocorreu em 29 de junho de 1977, nas festividades de São Pedro, padroeiro do município.

Nestas quatro décadas, o grupo também contou com seis regentes e 13 presidentes. Sempre recebeu o apoio das administrações municipais. Em 1985, gravou o primeiro disco de vinil, nas comemorações de 70 anos do município. Em 1992, emplacou o segundo disco. Em 2002, com o objetivo de auxiliar na manutenção do coral, foi criada a Associação Cultural Maestro Cláudio Kerbes, que possibilitou receber apoio e contribuição do comércio local e regional. Em 2010, houve a gravação do primeiro DVD ao vivo durante a 22ª edição do Natal Em Canto, realizado na Igreja Matriz São Pedro.

Entre os eventos promovidos ao longo dos 40 anos, destacam-se: Festival de Maio, Noite do Canto Coral, Cantos da Primavera, Natal Em Canto, Conserto Anual de Músicas Corais, Encontro de Coros. Além disso, o grupo tem representado o município em festivais, encontros e concertos em várias cidades do Brasil. Também já se apresentou na Argentina.

Acompanhe
nossas
redes sociais