Viva o Taquari Vivo concorre a premiação da Assembleia Legislativa

Vale do Taquari

Viva o Taquari Vivo concorre a premiação da Assembleia Legislativa

Projeto chega pela 1ª vez na final de concurso

Viva o Taquari Vivo concorre a premiação da Assembleia Legislativa
Vale do Taquari

O Viva o Taquari Vivo completa dez anos em 2017 com grande adesão de voluntários. Idealizada por funcionários da Associação Comercial e Industrial de Laejado (Acil), na última edição, a ação recolheu mais de quatro toneladas de lixo do rio que banha a região.

Ao longo dos anos, o Viva o Taquari recebeu diversas premiações, mas nunca tinha sido finalista do Prêmio de Responsabilidade Social oferecido pela Assembleia Legislativa. No dia 27, o voluntário Gilberto Soares faz a defesa do projeto que concorre com outros 11 ao prêmio.

Na avaliação de Soares, o prêmio reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo de voluntários nos últimos anos. “Estamos muito felizes, porque é o reconhecimento de um trabalho voluntário que está sendo feito de maneira correta.”

O voluntário acredita que ser finalista da premiação deve atrair mais voluntários para as ações realizadas pelo Viva o Taquari Vivo. “Ele é fundamental para que as pessoas se incorporem a essa grande atividade. Elas só se envolvem quando conhecem.” Soares lembra das dificuldades em conseguir resultados nos primeiros anos da iniciativa. “Até a quinta edição a quantidade de lixo recolhido era assustadora e só cresciam.”

Reconhecimento e resultado

Com o tempo, o cenário foi mudando e o projeto conseguiu resultados efetivos na despoluição do Rio Taquari. “Os números de lixo recolhido foram caindo ao longo do tempo e sem nenhum fenômeno com enchente. Isso prova que conseguimos conscientizar a população” destaca Soares.

A coordenadora da Parceiros Voluntários, Gilmara Esteve Scapini, destaca essa redução de lixo como resultado de ações educativas e engajamento da população. “O projeto começou com os colaboradores da Acil e hoje pertence a comunidade, que abraçou a causa com muita força.”

Outro destaque foi a aproximação dos cidadãos ao rio nos últimos anos. “A relação da cidade com o rio melhorou muito, pois a sociedade e as empresas começaram a refletir mais sobre a preservação”, ressalta Gilmara. Na avaliação dela, o principal resultado do trabalho foi a redução de lixo no rio.

Acompanhe
nossas
redes sociais