Governo de Lajeado deve manter turno único até o fim do mandato

Lajeado

Governo de Lajeado deve manter turno único até o fim do mandato

Educação, saúde e trânsito seguem normais

Governo de Lajeado deve manter turno único até o fim do mandato
Lajeado

O Executivo confirma informação divulgada pelo jornal A Hora nessa terça-feira. Tendo em vista o encerramento da atual gestão e a necessidade de disponibilizar caixa para o novo gestor quitar obrigações do primeiro ano de mandato, medidas são adotadas para economizar. Uma delas, informa a secretária da Administração, Ana Cristina Mallmann, é o turno único, que inicia na segunda-feira.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Luís Fernando Schmidt nessa sexta-feira, o turno único será das 8h às 14h, exceto para as secretarias de Saúde (Sesa) e de Educação (SED), que seguem com os horários normais de funcionamento, interna e externamente, para não prejudicar o atendimento ao público.

Ainda, explica a secretária, os fiscais de trânsito – vinculados à Secretaria de Governo (Segov) por meio do Departamento de Trânsito e Serviços Concedidos – também cumprem jornada normal de trabalho. Da mesma forma, o Jardim Botânico e o Parque Histórico permanecem com o atual horário de funcionamento, inclusive aos fins de semana e feriados.

Já as secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) e de Agricultura (Saurb) passam a atender em turno único, com horário definido das 7h30min às 13h30min. A todos os servidores atingidos, Ana Cristina informa que o cumprimento do intervalo de almoço, de 15 minutos, é obrigatório e precisa ser registrado em ponto eletrônico ou folha ponto para aqueles que cumprem trabalho externo.

A organização dos intervalos em cada secretaria, para evitar que o atendimento seja interrompido, deve ser informada ao Departamento de Pessoal para registro. Sosur e Saurb devem dividir os 15 minutos de intervalo das equipes entre 10h e 10h30min. As demais secretarias precisam observar o horário de almoço entre 11h30min e 12h.

Entrevista com a secretária Ana Mallmann

A Hora – Até quando perdura o turno único?

Provavelmente irá até o término deste mandato, ou seja, até 31 de dezembro. Porém, estaremos monitorando como se dará a economia com esta medida, podendo retornar o turno normal de funcionamento antes.

Qual a razão para essa medida?

O encerramento do mandato do prefeito de Lajeado, os compromissos a serem pagos por essa administração, a exemplo das obras do PAC e os precatórios da dívida trabalhista de professores, e a necessidade de disponibilidade de caixa para pagamento das obrigações do primeiro ano de mandato do novo gestor do município, tornou-se necessária a adoção de algumas medidas, entre elas, o turno único.

Quais outras medidas serão tomadas para fechar as contas?

As medidas estão em análise por uma Comissão de Transição, nomeada por Portaria, e ainda não foram totalmente definidas. Algumas já estão em andamento, como a exoneração de alguns CCs e FGs, e a redução de alguns contratos no limite legal de 25%, o que também implica na redução dos prestadores de serviços terceirizados. Como os cortes de custos estão em andamento, ainda não temos números para divulgação. Mas ao final da próxima semana devemos ter concluído as medidas e poderemos informar números, ou seja, o que irá compor a contenção de gastos, quantidades e valores que representam.

Acompanhe
nossas
redes sociais