Concurso escolhe caminhoneiro cidadão

Lajeado

Concurso escolhe caminhoneiro cidadão

Projeto debate violência no trânsito e exploração sexual de crianças nas estradas

Concurso escolhe caminhoneiro cidadão
Lajeado

A etapa regional do projeto que vai premiar o melhor caminhoneiro do país ocorre em Lajeado nesta segunda e terça-feira. A iniciativa tem apoio da ONU e debate temas como a violência no trânsito e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No ano passado, quase 29 mil pessoas vítimas de acidentes sofreram invalidez permanente no RS, com mais de duas mil mortes. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, no RS, há também cem pontos de exploração de menores.

A programação faz parte do Projeto Caravana Siga Bem, patrocinado pelas empresas Petrobras e Mercedes-Benz. Além dos painéis voltados à conscientização, são oferecidos serviços, cultura e entretenimento aos motoristas. No concurso deste ano, o motorista cidadão do país ganhará um caminhão zero-quilômetro.

A iniciativa terá a apresentação de um espetáculo teatral inédito sobre direitos humanos e sustentabilidade, remetendo ao conteúdo da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao invés de artistas profissionais, a peça é encenada por caminhoneiros, que sobem ao palco para dialogar, por meio da arte, com seus colegas de estrada sobre assuntos importantes para a cidadania. Em Lajeado, as ações ocorrem das 13h às 22h, no Posto Rede Fórmula, na BR-386, quilômetro 347. Todas as atividades são gratuitas. No RS, o projeto ainda passa por mais Canguçu e Três Cachoeiras.

Maior ação itinerante de promoções e responsabilidade social da América Latina, a Caravana Siga Bem realizará eventos em mais de cem cidades de 22 estados, percorrendo 32 mil quilômetros de estrada ao longo dos próximos dez meses – do fim de agosto a meados maio de 2017.

[bloco 1]

Caminhoneiro do Ano

Com objetivo de estimular a educação no trânsito e engajar motoristas a causas cidadãs, o concurso Caminhoneiro do Ano convida os participantes – todos motoristas profissionais com habilitação C, D ou E – a realizarem testes de conhecimento de temas como: leis de trânsito, mecânica básica, primeiros socorros, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha, entre outros. Os assuntos são debatidos durante diversas ações realizadas pelo projeto.

O concurso premiará o grande vencedor com um caminhão no valor de R$ 350 mil. Ele será definido em uma prova final, que reunirá os 20 participantes com melhor desempenho nas provas realizadas durante as etapas da Caravana.

Na exame final, os concorrentes serão avaliados em testes teóricos e práticos, esses últimos, por jurados que analisarão as habilidades dos motoristas para uma direção segura. As qualidades avaliadas serão, principalmente, cidadania, competência e profissionalismo no volante.

Saúde para os motoristas

A natureza itinerante de trabalho a que a categoria é submetida faz com que os profissionais das estradas encontrem grande dificuldade em cuidar da saúde. De acordo com estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT),55% dos motoristas não têm o hábito de passar por exames preventivos de saúde. Ao mesmo tempo, 24% utilizam ou já utilizaram medicamentos controlados. Desse total, 58% para hipertensão. Cerca de 60% não praticam exercícios físicos.

Por isso, a Caravana Siga Bem oferece em todos os seus eventos o Espaço da Saúde, que conta com o apoio de profissionais especializados das secretarias da Saúde dos municípios visitados. Nele, os visitantes passam por testes de glicemia, pressão arterial, são vacinados e fazem exames rápidos de HIV e sífilis, além de outros serviços.

Acompanhe
nossas
redes sociais