Faz dez anos que Neide Jaqueline Schwatz trabalha de forma voluntária na proteção e socorro de animais. Dos dez que cuida, nove são adotados. Eles foram encontrados em diferentes circunstâncias. Apesar de não ter cães agressivos, perde o controle na hora da alimentação. Eles ficam agitados e é um pouco mais complicado, diz.
A relação amistosa com os cães não foi sempre assim. Neide quase perdeu a perda devido a uma mordida de um pitbull. O episódio aconteceu logo que iniciou os resgates. Um labrador e um pitbull brigavam e ela resolveu separá-los. Foi atacada e ficou receosa com animais de grande porte. Mesmo assim, persiste em ajudar os “amigos de quatro patas”.
Para Neide, a psicologia canina é fundamental e contribui para a estabilidade emocional do animal.
No dia 30, a voluntária terá a oportunidade de aprender mais sobre a psicologia canina. O adestrador Rudimar, 35, conhecido como Rudinho Bombassaro, do centro de treinamento Novo Cão, de Arroio do Meio, palestrará sobre obediência dos cães. O especialista apresenta detalhes sobre o comportamento dos animais e a postura que o dono deve ter para controlar o pet.
O evento inicia às 9h, no auditório 1 da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), no Centro Administrativo. Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos na Bicho Chique Pet Shop, no bairro Alesgut, ou pelo 9770-8811. Center Vet e Teuto Agro também comercializam cartões.
“Cães também podem apresentar problemas”
O adestramento canino vai além de ensinar “truques”, serve como ferramenta para gerar equilíbrio emocional no animal. O fortalecimento de vínculo sadio também é reforçado, garantindo o controle sobre o cão. O terapeuta canino Rudinho Bombassaro fala sobre as divergências entre donos e animais.
A Hora – O que leva um cão à desobediência?
Bombassaro – Assim como os seres humanos, os cães também podem apresentar problemas, e o estresse pela falta de atividades físicas e mentais pode ocasionar muitos desvios de comportamento ao longo da vida. Problemas comportamentais como: mania de destruir tudo, pular nas visitas, latir excessivamente e se portar de maneira agressiva. Os cães sofrem muito com a nossa humanização, ou seja, tratá-los como crianças ou seres que racionalizam a nossa linguagem verbal.
Quais as medidas que o dono pode adotar para controlar o animal?
Bombassaro – Antes de adquirir um cão, todo proprietário deve buscar informações com um profissional da área e ver se aquele cão é compatível com a forma de vida que a família leva, ou seja, adquirir cães de energia alta para pequenos espaços. Muitas vezes, a própria família não tira um tempo para suprir as necessidades do cão como um bom exercício diário à relação com o animal. Com o tempo, se torna muito difícil, mas, mesmo com essas questões comportamentais, existe solução por meio da psicologia canina e, comportamentos inadequados podem ser resolvidos com atividades físicas e mentais direcionadas a cada caso.
Qual o principal erro cometido com os animais que acarreta na desobediência?
Bombassaro – Os proprietários involuntariamente sem a informação correta alimentam psicologicamente esses problemas comportamentais. Um exemplo clássico é acariciar um cão que pula em nosso corpo ou conversar e ralhar verbalmente com um cão que fez xixi no local errado, esses só são dois exemplos. Cães têm uma memória associativa e se entenderem que as recompensas, como nossa simples fala, nossa atenção ou nosso carinho, vierem em momentos errados só reforçarão o mal comportamento porque associaram que, por exemplo, pular em pessoas é uma forma rápida de receber atenção e carinho.
Como funciona a psicologia canina?
Bombassaro – Psicologia canina é entender o cão do ponto de vista dele, instintivamente, ser um cão para outro cão, usar a linguagem de energia e projetá-la por meio de nossas expressões corporais.
Quanto tempo dura um processo de adestramento?
Bombassaro – Adestramento é a arte de ensinar comendo, ou seja, junto, senta, deita, fica. Esse processo, dependendo da técnica, demora de 30 a 90 dias, mas adestrar o cão não resolverá seus problemas de comportamento, a psicologia canina sim.