CRIExp incentiva indústria criativa

Lajeado

CRIExp incentiva indústria criativa

Com três mil pessoas inscritas, a primeira edição do Crie Experience traz para o Vale especialistas em três áreas: inovação, tecnologia e indústria criativa. Além das palestras e cursos, o evento é uma oportunidade para novos negócios.

CRIExp incentiva indústria criativa
Lajeado

Durante os três dias do evento, empreendedores de todo o país participam de palestras e workshops, além de interagir com investidores individuais e trocar experiências. Os organizadores esperam conseguir trazer para região novos modelos de negócio e investimentos.

O principal objetivo do evento está voltado às ações nas áreas de tecnologia, indústria criativa e inovação. Diversas atividades estão programadas, e até ontem mais de três mil pessoas estavam inscritas.

Inspirado na Campus Party, o CRIExp pretende explorar um novo potencial econômico do Vale, como relata a gerente de Marketing da Univates, Diana Di Domenico. “A indústria alimentícia tem um espaço muito forte aqui, mas vemos surgir uma indústria criativa que está sendo bastante fortalecida.”

Segundo Diana, o evento pretende integrar esses novos modelos de empreendimentos. “O CRIExp pode ser um elo em toda essa construção de negócios na área de tecnologia, indústria criativa e turismo que não existe hoje.”

“A indústria alimentícia tem um espaço muito forte aqui, mas vemos surgir uma indústria criativa que está sendo bastante fortalecida.” – Diana Di Domenico – Gerente de Marketing da Univates

Novos investidores

Para tornar os projetos realidade, o CRIExp pode ser dividido em dois grandes blocos: a formação dos participantes e a integração dos empreendedores com investidores. Com a economia em crise, os bancos restringem cada vez mais as linhas de créditos. A alternativa é buscar o financiamento por meio de investidores individuais, prática ainda incomum na região.

Modelo pouco difundido no estado, a participação dos chamados “investidores anjos” será tema da uma das palestras voltadas a empresários. Ministrada pelo empresário alagoano João Kepler, considerado o maior investidor do tipo no país.

Investidores anjos são empresários que financiam projetos de empreendedores sem recursos para iniciar empresas. Além da palestra, Kepler participa no sábado de uma rodada de negócios, e pode investir em um novo projeto.

[bloco 1]

Dash Games

Um dos grandes destaques do primeiro Crie Experience é o Dash Games, evento voltado para produtores de jogos eletrônicos. Entre os principais convidados, estão os produtores dos jogos Star Wars e os últimos da franquia Tomb Raider.

O mercado de games é um dos mais rentáveis do mundo e, apenas no Brasil, movimentou mais de R$ 15 bilhões em 2015. Na avaliação do coordenador-geral do Crie, Mouriac Halen Diemer, o Dash abre uma oportunidade para o Vale se inserir nesse mercado. “Além de uma programação que envolve demonstração de jogos e palestras técnicas, também haverá espaço para rodadas de negócios aproximando desenvolvedores e investidores.”

De acordo com Diemer, o Vale tem um potencial no mercado de tecnologia que ainda pode ser explorado. “Somos referência no segmento de games, mas o evento é uma oportunidade para despertar o interesse dos desenvolvedores ou futuros desenvolvedores.”

O Dash é realizado em parceria com a Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (Adjogos). De acordo com o presidente da entidade, Carlos Idiart, eventos como a Dash reforçam o mercado local. “Nosso foco principal são as rodadas de negócios, de onde na última edição foram feitos vários contratos com empresas como Sony, Samsung, etc.”

Segundo Idiart, o estado é o que tem a melhor estrutura para produtores de jogos de games. “Hoje o estado é o maior polo produtor de games, tanto que o primeiro jogo de Paystation 4 do país foi lançado aqui.”

Criada em 2013, a Adjogos concentra cerca de 35 produtoras de jogos. Nestes três anos de existência, o mercado de games dobrou o faturamento dessas empresas.

Acompanhe
nossas
redes sociais