Mapa do controle fiscal

Você

Mapa do controle fiscal

O 5º Encontro dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul promoveu uma série de debates e painéis acerca da formação de novos núcleos de ação. No encontro inédito em Lajeado, uma nova unidade foi anunciada, em Novo Hamburgo. Todas…

Mapa do controle fiscal
Lajeado

O 5º Encontro dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul promoveu uma série de debates e painéis acerca da formação de novos núcleos de ação. No encontro inédito em Lajeado, uma nova unidade foi anunciada, em Novo Hamburgo.

Todas as 12 cidades participaram do encontro. Em número de municípios participantes, os gaúchos ficam atrás de estados como Santa Catarina, que tem 17, sendo que a maioria delas é de municípios polos, que atendem a lugares menores.

Mesmo assim, o resultado do encontro realizado na Acil mostrou que o movimento tende a crescer cada vez mais. Com a aderência massiva dos núcleos na Área Livre de Corrupção, lançou uma ação sobre a educação e a cidadania. O programa de atuação dos observatórios foi lançado em dezembro de 2015 em todo o território nacional.

Foi apresentado no 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, em 2012, em Curitiba (PR). É ancorado em outro movimento semelhante, o Acorda Cidadão. A ideia é a mesma, pois visa despertar nas pessoas a consciência cidadã, resgatando valores que compõem o senso coletivo.

O objetivo é sensibilizar, por meio de diversas atividades e peças publicitárias, cada cidadão para refletir sobre a influência no comportamento da sociedade.

A ideia valoriza pequenas atitudes de honestidade, por isso, está focada no conceito coletivo de boas práticas de conduta. Para os organizadores, é preciso ter bem estabelecido as relações pessoais, comerciais e de governo, com base na honestidade e integridade.

Inspirado nisso, o OS elaborou para as últimas eleições um Plano de Transparência e Controle Social. Trata-se de um termo de compromisso que elenca diversas ações relacionadas à transparência, controle e gestão.

O plano foi apresentado para todos os candidatos a prefeito e visou engajá-los a desenhar ações de melhoria na eficiência do gasto público. A carta foi entregue restando menos de um mês para as eleições.

Um monitoramento de transparência nos serviços foi utilizado como molde. É uma forma de responsabilizar o gestor, por meio de protocolo, triagem e destinação, sobre os pedidos de informação pública e divulgação das respostas aos requerentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais