Os eleitores do Vale reconduziram nove prefeitos ao cargo na votação desse domingo. Dos 38 municípios da região, em 18 os mandatários buscavam um novo mandato. O partido que mais reelegeu foi o PMDB, com cinco candidatos aclamados nesse pleito. As outras siglas que reelegeram candidatos foram o PP, com dois vencedores, e PSDB e PT com um cada.
Diferente da concentração quando se fala dos vitoriosos, as derrotas dos partidos foram mais dispersas. Entre os nove que não conseguiram a reeleição, três são do PT, seguindo a tendência nacional de derrota da sigla em todo o país. Dois dos concorrentes do PP não conseguiram a reeleição, o mesmo número do PDT. O PMDB e o PSDB não reelegeram dois de seus candidatos.
Na região, o Partido dos Trabalhadores tentou a reeleição em quatro cidades. A única vitória foi conquistada foi em Taquari. Os eleitores renovaram o mandato de Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco. No município, foi repetida a rivalidade nacional entre O PT e o PSDB. Maneco venceu o tucano Claudio Martins com 573 votos de vantagem.
Uma das derrotas mais expressivas foi do atual prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt (PT). O petista recebeu 7,2 mil votos a menos que o eleito Marcelo Caumo (PP), ficando apenas com o terceiro lugar, atrás também de Márcia Scherer (PMDB).
Vitória tranquila
Além de ser o partido que mais reelegeu, o PMDB conquistou a maior vantagem nos municípios da região. Rafael Mallmann conseguiu uma vitória tranquila em Estrela, com 68,70% da preferência dos eleitores.
O peemedebista recebeu 13.506 votos, quase dez mil a mais que o segundo colocado Joel Mallmann (PR). A vitória foi comemorada nas ruas do município com a presença de centenas de militantes. Ainda emocionado com o resultado, o prefeito se mostrou surpreso com a diferença para os adversários. “Esperava chegar aos 55%, nunca pensei que poderíamos chegar perto dos 70%.”
O índice esperado pelo prefeito é muito próximo do conquistado em 2012, quando a chapa formada por Mallmann e Valmor Griebler foi eleita com 56,43%. Nesse domingo, a dupla ganhou 2,2 mil votos a mais do que na eleição anterior.
A chapa ampla, formada por sete partidos, também saiu vitoriosa no Legislativo. Dos 13 vereadores eleitos, apenas dois não pertencem aos partidos da coligação.
Prefeitos que tentaram a reeleição
Reeleitos
Marcelo Portaluppi (Vespasiano Corrêa); Celso Kaplan (Imigrante); Luiz Reginatto (Canudos do Vale); Emanuel de Jesus (Taquari); Elir Sartori (Sério); Rafael Mallmann (Estrela); Lourival Seixas (Muçum); Vanderlei Markus (Paverama); Luiz Paulo Fontana (Arvorezinha)
Não reeleitos
Nélio José Vuaden (Roca Sales); Irineu Horst (Colinas); Adroaldo da Crocce (Relvado); Carmem Goerck (Mato Leitão); Luís F. Schimdt (Lajeado); Cesar Marmitt (Cruzeiro do Sul); Fazenda Vilanova (Pedro Dornelles); João Brandão (Tabaí); Luiz Schmidt (Boqueirão do Leão)