Rafael se reelege com 68% dos votos
Horário SEM cache 09:23:03
Horário COM cache 09:23:03

Estrela

Rafael se reelege com 68% dos votos

Com 13,5 mil votos válidos, candidato do PMDB iniciará segundo mandato em janeiro

Rafael se reelege com 68% dos votos
Estrela

O domingo de eleições foi atípico na cidade. A calmaria nas ruas em pouco lembrava os pleitos acirrados de anos anteriores. A tranquilidade chamou a atenção de um grupo de mesárias que se deslocava de um dos principais pontos de votação, o Colégio Estrela.

“Nem parece que estamos nas eleições”, disse uma delas. Parte do marasmo se explica pelas projeções de vitória fácil do atual prefeito, Carlos Rafael Mallmann. Perto do fim da tarde, a movimentação nos comitês mostrava o prenúncio do desempenho das três campanhas.

Enquanto militantes dos partidos que compunham a coligação do atual prefeito se deslocavam para o bairro Boa União, em direção ao comitê do PMDB, as sedes das outras duas candidaturas se mantinham fechadas.

Após o término da votação, às 17h, dezenas de cabos eleitorais de Rafael Mallmann se juntavam ao redor de um radinho de pilha em busca dos primeiros boletins do TSE. As comemorações começaram logo após a apuração da primeira urna. Enquanto mais de 200 votantes optaram pela continuidade do atual prefeito, os demais candidatos somavam menos de 60 votos juntos.

Por volta das 18h, mais da metade das urnas já estava apurada e a vantagem de Mallmann, consolidada. A festa tomou conta da militância que celebrava uma das vitórias mais expressivas dos últimos tempos.

Ao todo, a dobradinha composta por Carlos Rafael Mallmann e Valmor Griebeler, da coligação Trabalho, Diálogo e Coração (PMDB, PV, PP, PT, PTB, PSB e PSDB), alcançou 13.506 votos, conquistando 68,7% do eleitorado.

Em segundo lugar, ficou o candidato Joel Mallmann, da coligação Vem com a Gente, Estrela Pode Mais (PR, DEM, PRB e PPS), com 3.801 votos, alcançando 19,34% do total.

Aloísio Mallmann, da coligação Uma Nova Política, com Trabalho e Competência (PSD e PDT), ficou em terceiro lugar, com 2.351 votos, 11,96%.

[bloco 1]

Perspectiva de união

O prefeito e o vice chegaram ao comitê perto das 19h. Emocionados, Mallmann e Griebeler foram acompanhados por uma multidão de militantes e cabos eleitorais. Distribuíram abraços e falaram sobre a vitória expressiva.

Para Mallmann, se nas eleições de 2012 a comunidade apostou nos dois candidatos, dando-lhes a oportunidade de governar Estrela, a conquista deste ano mostra confiança no trabalho realizado. “O resultado é fruto do trabalho e de dedicação de todo o grupo durante estes quatro anos.”

Conforme o prefeito, o resultado ficou muito acima do projetado pela coligação. “Esperava chegar aos 55%, nunca pensei que poderíamos chegar perto dos 70%”, alega. Para ele, o resultado expressivo traz ainda mais responsabilidade para os próximos quatro anos.

Para Griebeler, a campanha deste ano foi limpa, organizada e o resultado demonstra a perspectiva de uma cidade unida. “Agradecemos a todos os adversários, pela demonstração de civilidade e democracia no pleito”, afirma.

A chapa vencedora superou em mais de dois mil votos os resultados alcançados em 2012. Naquela eleição, a dobradinha Mallmann e Griebeler alcançou 11.279 votos, conquistando 56,43% do total.

Acompanhe
nossas
redes sociais