O candidato a vereador lajeadense e atual suplente no legislativo, Ernani Teixeira (PTB), foi preso por volta das 11h de hoje por uma guarnição da Brigada Militar (BM), na esquina das ruas Bento Gonçalves e Bento Rosa, em frente a um posto de combustível. A operação foi organizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), e conduzida pelo promotor de justiça, Carlos Fiorioli.
Além de Teixeira, outro homem – possivelmente um cabo eleitoral do vereador – também foi detido. Entre as acusações estão captação ilícita do sufrágio (boca de urna) e desacato. Diversos familiares e amigos do suplente de vereador estavam no local e reclamaram da ação da polícia. Eles se queixaram de truculência, e garantiram que o candidato não estava cometendo qualquer ilícito.
Teixeira e o outro homem foram levados à Delegacia de Polícia (DP) para prestarem depoimento. Ainda antes do meio dia, eles foram liberados
Também pela manhã, por volta das 8h30min, duas pessoas foram presas em flagrante por suspeita de transporte de eleitores. Foram detidos o motorista do veículo, e o próprio eleitor. O fato ocorreu na Escola Felipe Dieter, no bairro Imigrante. O veículo apreendido está em nome do candidato a vereador, Renildo Bello, do PP.