O Ministério Público Eleitoral (MPE) realizou, na manhã deste sábado, nova ação contra a propaganda irregular. Com auxílio de policiais civis, foram apreendidas placas alusivas aos candidatos a prefeito e vice pela coligação “Lajeado no Rumo Certo” (PT/PTB/PRB/PSC/PR/PSB/PPL/PV/PC do B).
Conforme informação repassada pelo MPE, também foi recolhida propaganda do postulante à vereança em Lajeado, o vereador Sérgio Kniphof (PT). A ação da PC chamou a atenção das pessoas que caminhavam pelo centro da cidade.
De acordo com o Promotor de Justiça responsavel pela 29ª Zona Eleitoral, Carlos Fiorioli, o material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia. Os candidatos e demais responsáveis pelo material devem ser punidos com a cobrança de multa.
“Foi verificado que eles estavam fazendo propaganda de forma irregular na calçada”, avisa. “Não pode usar cavalete. É abuso. Só pode material gráfico nas calçadas. E panfletagem”, explica o promotor.
Segundo Fiorioli, entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado foram realizadas outras 37 abordagens em Lajeado, sem nenhum flagrante.
O promotor reitera a importância das pessoas denunciarem quaisquer suspeitas de ilicitudes nestas horas que faltam para o início do pleito. A votação inicia às 8h de domingo e se encerra às 17h.