Poetisa lança livro na próxima semana

Encantado

Poetisa lança livro na próxima semana

Amor de Ficção é a primeira publicação e conta, em versos, relacionamentos afetivos

Poetisa lança livro na próxima semana
Encantado

O primeiro livro de poesias de Ligia Maria Scarello, Amor de Ficção, será lançado na próxima semana. O evento ocorre na sexta-feira, 7, às 19h, na Câmara de Vereadores de Encantado. No dia 14, às 19h, ocorre sessão de autógrafos no Shopping de Lajeado. Dia 12 de novembro, a autora estará na Feira do Livro de Porto Alegre.

Ligia trabalhou muitos anos como técnica em Contabilidade, mas dedicava os momentos de lazer para escrever versos sobre histórias de amor. No passado, a produção de poesias fazia parte do cotidiano. Ela era instigada a publicar o material, mas pensava não ser o momento adequado. “Eu não estava pronta.”

O hábito de ler e escrever sempre fez parte da vida da poetisa. Começou a escrever versos quando fazia o ginásio. “Escrevia acrósticos por encomenda das minhas amigas, apaixonadas pelo primeiro amor.” A produção tinha picos. Em alguns períodos, era intensa, em outras, menos.

Em 2000, interrompeu o processo. Ficou 15 anos sem escrever. Voltou a produzir em outubro de 2015. “Me autobloqueei. A retomada foi um momento que voltei a ser eu de novo.”.

“Durante períodos de caminhadas, formulava histórias. Comecei a escrevê-las. Mostrei o material para um amigo, para uma análise crítica. Ele incentivou a publicação. Mostrei para uma amiga, que também fez essa sugestão.”

Três poesias foram publicadas na coletânea Elos Literários IV. A indicação veio da professora Ana Cecília Togni, que faz parte da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). A publicação é editada em Salvador. “Depois disso, resolvi mostrar publicamente meus versos.”

Em abril, Ligia escreveu o poema Amor de Ficção, que intitula o livro. “Coloquei no Facebook os versos e teve uma repercussão muito grande.” Depois disso, a coordenadora da Elos Literários escolheu a poesia para ser lida na cerimônia de lançamento da Coletânea Elos Literários V. Neste mês, Lígia estará em Salvador para declamar os versos.

Em junho deste ano, ela procurou uma editora e deu andamento à publicação. “Sinto que esse é o meu momento. Se não fosse neste ano, não publicaria mais.” Com 134 páginas, a obra reúne cerca de cem poesias.

De acordo com Ligia, desde abril, a produção foi intensa. Foram mais de 300 poesias escritas. Elas farão parte de publicações futuras, no mínimo, mais duas. O título da próximo já está definido. Será Naquele Abril, uma das poesias mais marcantes para a autora.

Inspiração

“Normalmente a poesia vem pra mim pronta. Em qualquer momento. Se sei o primeiro verso, também sei qual é o último.” Segundo ela, é difícil explicar. Muitos aspectos podem estimular a criação. Pode ser uma frase, um cheiro, o sofrimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais