Dez partidas são disputadas neste sábado pela Copa Lajeado de Basquete em Cadeira de Rodas. Em sua terceira edição, o torneio estadual ocorre das 9h às 18h, no pavilhão 1 do Parque do Imigrante, em Lajeado.
Cinco equipes participam da competição. Entre elas, a lajeadense Blindados do Vale. As demais são: Leme, de Novo Hamburgo, Aspede, de Santa Cruz do Sul, Brothers, de Canoas, e Adau, de Erechim.
As equipes se enfrentam em turno único. Caso a partida termine empatada no tempo normal (quatro tempos de dez minutos), haverá acréscimo de cinco minutos para definir o vencedor.
Técnico do Blindados, Cristofer Negri destaca o equilíbrio da competição. “São todos muito parelhos. Qualquer time pode ser campeão.” Negri se preocupa com os desfalques. Três atletas se recuperam de lesão e podem ficar de fora do certame. Sidinei está com escara, enquanto Heinz e Macau voltaram a treinar depois de ficar um mês parados. O plantel do Blindados será formado por oito atletas.
[bloco 1]
Segunda melhor equipe gaúcha
A prática de basquete sobre rodas na região iniciou por meio do projeto da Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), em 1994. O intuito era incentivar a prática física, inclusão e integração entre os cadeirantes.
Em 2007, a equipe lajeadense firmou parceria com a Univates e começou a participar de competições. O nome Blindados do Vale foi adotado em 2012, devido à gana e vontade de vencer.
Devido à série de títulos em 2014 e 2015, foi classificado como o segundo melhor time dos 15 existentes no estado.