Os mais de 280 mil eleitores do Vale do Taquari escolhem a partir das 8h deste domingo, 2, os prefeitos e vereadores que comandam os municípios nos próximos quatro anos. A eleição terá a participação de mais de 2 mil voluntários – entre mesários, secretários de mesa e presidentes de seção. Foram disponibilizadas 789 urnas para a região.
O A Hora preparou um guia completo das eleições municipais. Nele, você encontrará o que deve levar para as seções, como proceder durante o voto e o que é permitido e proibido.
Lembre-se de anotar em um papel o número dos candidatos a vereador e a prefeito de sua preferência. O primeiro tem cinco dígitos e o segundo, dois. Com essa “cola”, a votação será rápida e agilizará a computação dos votos.
Os oito cartórios eleitorais estabeleceram como meta divulgar os resultados até as 19h30min deste domingo.
Horário
• As seções de voto serão abertas às 8h
• Para votar, é necessário o título de eleitor e documento com foto
• O prazo para votação expira às 17h. Quem estiver na fila receberá uma senha
• Os resultados devem ser publicados até as 19h30min de domingo
Documentos necessários
É obrigatório apresentar um documento oficial com foto (passaporte, carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho). É possível votar sem o título, desde que o eleitor saiba sua sessão.
[bloco 1]
Como justificar o voto
A presença no dia da eleição é obrigatória no Brasil. Quem não estiver em seu domicílio eleitoral precisa justificar a ausência, o que pode ser feito em qualquer sessão eleitoral. A justificativa pode ser feita até 60 dias após o pleito, no cartório eleitoral onde o título está registrado. Quem não votar fica impedido de: solicitar empréstimos em bancos de sociedade mista ou estatais; fazer o passaporte e carteira de identidade; renovar ou fazer matrícula em escolas públicas; obter a certidão de quitação eleitoral.
O eleitor pode preencher o formulário de justificativa pelo www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral. Quem esquecer os dados eleitorais, pode obtê-los pelo www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao e preencher todos os campos.
Aplicativo de consulta
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou diversos aplicativos para os sistemas IOS, exclusivo dos Iphones, e Android. Entre eles, o Pardal, que permite ao eleitor denunciar infrações eleitorais. Outro é o Onde Votar, disponibilizado desde essa sexta-feira à tarde. Com ele, o eleitor pode consultar o local onde sua seção está localizada.
O que pode
Sábado (1o)
– Reuniões privadas
– Carro de som, caminhada, panfletagem e carreatas liberadas até as 22h
– Caminhada até as 22hh
– Propaganda visual de rua
– Colocação de papéis e adesivos em imóveis e carros e propaganda na internet
Domingo (2)
– Propaganda visual de rua
– Colocação de papéis e adesivos em imóveis e carros e propaganda na internet
– Usar cola na hora da votação
– Manifestação silenciosa dos eleitores
– Eleitores podem levar bandeiras para a seção, desde que enroladas
O que é proibido
Prisões restritas
Sábado (1o)
– Carreatas, passeatas, caminhadas e carros a partir das 22h
– Comícios, reuniões públicas e debates
– Propaganda eleitoral no rádio e na TV
– Debates no rádio e TV
– Propaganda na imprensa escrita
Domingo (2)
– Propaganda boca de urna e tentativa de conquistar eleitores
– Levar celulares, gravadores, câmeras de vídeo e de fotografia para as urnas eletrônicas
– Fiscais partidários sem crachás
– Divulgação de pesquisas eleitorais com registro no TRE inferior a cinco dias
– Transporte de eleitores. Eles podem usar carro próprio e levar familiares, se deslocar por táxi ou transporte público
Até o dia 6, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A prisão só será feita caso a pessoa seja flagrada cometendo algum crime ou devido a uma sentença por crime inafiançável e desrespeito à condicional.
Neste ano, a Justiça Eleitoral permite a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera das eleições. Nos pleitos anteriores, essa atitude era considerada crime.
Voto dos presos
Nenhum preso do Vale do Taquari tem a permissão de votar. A região não atingiu o mínimo necessário estipulado pelo TRE para esta votação. A proibição se estende a quase todas as regiões do estado. Outro fator que impede o voto da população carcerária são os presídios: todos eles são regionais e se tornaria inviável adaptar as urnas para os municípios de cada um dos presos.
Os presos já condenados perderam o direito ao voto. Esse só será restabelecido quando cumprirem a pena.
Quatro candidatos por vaga aos Legislativos
O Vale tem 1.556 candidatos em busca de uma das 349 vagas aos 38 Legislativos da região – uma média de 4,45 concorrentes por cadeira. A participação de mulheres ainda é tímida, com 553 concorrentes. O número representa 35,5% do total de postulantes.
O município com mais vagas na câmara de vereadores é Lajeado, com 15 cadeiras. Na sequência vem Estrela, com 13 vagas. Depois Encantado, Arroio do Meio e Teutônia, com 11 vereadores. Os demais municípios da região têm nove vagas à vereança.