A valsa coreografada é um dos momentos mais aguardados do Baile de Début do Clube Tiro e Caça. Muito mais do que dois passos para lá e dois para cá, a dança integra as debutantes com seus pais e pares. Além disso, é o momento de abrir a pista de dança durante o baile.
Segundo a professora de dança, Taís Maia, todos ficam na expectativa e o público sempre elogia. Como sucesso da iniciativa, o compromisso é maior a cada ano. “As pessoas já esperam por ela e por isso buscamos inovar e surpreender sempre.”
O “primeiro passo” do Début deste ano foi a aula destinada às debutantes e seus pais e pares, quando aprendem a dançar a dois. Foram ensinados fundamentos de postura, de abraço para dança, passo básico e variações de giros e passos. Depois, foram feitos ensaios das coreografias. Além da valsa com os pais e com os pares, é apresentada ainda uma coreografia só com as meninas. Isso abre a pista do baile. “Essa parte ocorreu pela primeira vez no ano passado.” É uma dança surpresa, aguardada especialmente pelas debutantes, conta Taís. “Elas esperam ansiosas pela escolha da música.”
O trabalho de coreografia ocorre desde 2014. Nos anos anteriores, eram feitos apenas cursos rápidos para as interessadas em aprender passos básicos para dançar no baile. Naquele ano, para incrementar ainda mais o Début, iniciaram os ensaios de valsa. Taís conta que, por conta de sua experiência em coreografia, o CTC resolveu acatar a iniciativa. Desde então, tem sido um sucesso. “As meninas são aplicadas e curtem cada minuto dos ensaios.”