A coordenadora estadual do Empreender, Liamara Andrade Stuermer, esteve em Lajeado para acompanhar o desenvolvimento o Programa de Nucleação do Empreender, lançado na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A coordenação estadual do Empreender no RS está a cargo da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Norte do Rio Grande do Sul (Microempa).
Liamara participou de algumas reuniões de núcleos e destacou que o trabalho está sendo desenvolvido com muita competência. “O programa iniciou há pouco tempo em Lajeado e está andando de forma rápida e assertiva. Estão desempenhando um ótimo trabalho,” ressaltou.
O programa reúne, quinzenalmente, empresários dos ramos de pet-shops e veterinárias; hotelaria e de design de interiores para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas em seus segmentos. O núcleo da mulher empreendedora, voltado à moda e acessórios, ainda não está formado.
Empreender
O objetivo principal do Empreender é elevar a competitividade e, consequentemente, a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.
Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente na Acil. Nos núcleos, os empresários, com o apoio da consultora Vera Azevedo – cujo papel principal é moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas.
Profissionais ou empresas interessadas em participar do Programa de Nucleação do Empreender podem contatar com a gestora do projeto, Mônica Müller, pelo 3011-6900, ou com a consultora Vera, pelo 9685-8685.
Realização
O Programa de Núcleos Empresariais é realização da Acil com o apoio de Microempa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), por meio do Empreender.