O naked cake, ou bolo pelado, invadiu as cozinhas em 2014 e virou o queridinho de diversas celebrações. Ele tem o nome porque não leva cobertura nas laterais, e suas camadas ficam totalmente expostas.
A dica para a receita dar certo é deixar esfriar completamente. O tempo que a massa sai do forno e fica na forma esfriando é essencial. Evita farelos de bolo. Para cortar as massas, pode-se utilizar linha, barbante, faca serrilhada ou um nivelador. O importante é tirar o topo mais alto do bolo e separar as camadas de forma proporcional. Para fazer a medida da altura exata de cada camada, utilize uma régua.
Por não ter cobertura, é necessário que as bordas do naked cake fiquem homogêneas. Para isso, unte bem a forma, e cuide o tempo de forno, se não a massa pode ressecar. Se queimar, pode-se utilizar a faca serrilhada para “podar” das bordas do bolo.
Receita
Ingredientes
– 6 claras
– 6 gemas
–1 colher de sopa de fermento
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 3 xícaras de açúcar
– Açúcar de confeiteiro para polvilhar
– 180 ml de água
– Doce de leite
– Frutas vermelhas
Modo de preparo
Bata as claras em neve, adicione o açúcar e as gemas. Bata até virar um creme. Adicione a farinha, a água e bata. Adicione o fermento e continue batendo. Unte duas formas com manteiga e açúcar. As formas podem ter tamanhos diferentes. Asse-as em forno pré-aquecido a 180º, por aproximadamente 40 minutos, ou até que você fure com um espeto e ele saia limpo. Deixe esfriar completamente e desenforme. Corte os dois bolos ao meio. Passe doce de leite sobre cada camada, e coloque uma sobre a outra. Ficará com três camadas de doce de leite. Sobre a ultima camada do bolo polvilhe o açúcar de confeiteiro e decore com as frutas vermelhas. Para um bolo com mais camadas, repita o processo.