Grupo de danças traz bagagem cultural do RJ

Teutônia

Grupo de danças traz bagagem cultural do RJ

Viagem permitiu interação com comunidades locais

Grupo de danças traz bagagem cultural do RJ
Teutônia

O Grupo Danças e Ritmos imergiu no Carnaval das Culturas e retornou com novidades. A trupe de 43 integrantes com idade entre 7 e 75 participou do evento no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 25. Foram apresentadas performances de yoga, danças e capoeira. Toda a viagem foi custeada por meio de rede voluntária, venda de doces, artigos de inverno, panos de prato e almoço beneficente.

Foram apresentadas músicas gauchescas e contemporâneas. O diferencial da equipe está na diversidade. Entre os integrantes, estavam três portadores de necessidades especiais que encontraram na dança a oportunidade de se inserirem na sociedade. Dois deles usam cadeira de rodas.

Além de representar o RS, a equipe coordenada pela professora Sônia Lúcia Gomes conheceu dois projetos sociais executados em comunidades carentes. No Morro do Cantagalo, visitaram o complexo construído para as atividades. O Projeto Harmonia Carioca, composto por 25 estudantes de 7 a 14 anos, busca alinhar desenvolvimento social por meio da música.

São oferecidas oficinas de Reforço Escolar, Arte, Horta, Incentivo à Leitura, Música, Flauta Doce e Canto e também a roda de cidadania. O grupo Harmonicanto forma quatro vozes que cantam clássicos da MPB, acompanhados de instrumentos. No total, registram mais de 300 apresentações.

Passeio amplia horizontes

O grupo esteve hospedado no Pompeu Rio Hotel,l localizado no Centro Histórico. Outros pontos turísticos também foram visitados, como o Corcovado, o Pão-de-Açúcar e o Museu do Amanhã. A professora Sônia destaca que o grupo de Teutônia teve uma avaliação da cidade distinta do cenário apresentado na televisão. Segundo ela, não presenciaram acidentes ou assaltos. “Foi tudo tranquilo, a viagem foi ótima. Somos guerreiros da cultura. Por onde passamos, levamos alegria, inclusão, trabalho social, educação, cooperação, amizade, cultura, diversidade e danças.”

Com o sucesso da segunda viagem ao Rio de Janeiro, a organização se prepara para uma viagem internacional em 2018. Conforme Sônia, o objetivo é levar uma comitiva à Índia, berço de artes e culturas tradicionais como a yoga.

Acompanhe
nossas
redes sociais