Até segunda-feira, 8,2 mil crianças e adolescentes compareceram aos postos de saúde da região. Na região, 48,8% das crianças que comparecem aos postos precisaram ser vacinadas. A faixa etária formada por menores de 1 ano e entre 3 e 4 anos teve o maior registro de vacinas atrasadas. Quatro mil foram vacinados por estarem com as doses atrasadas. A campanha não tem uma meta estabelecida de doses a serem aplicadas, mas a previsão da Secretaria Estadual da Saúde é que 1,6 milhão de pessoas sejam vacinadas contra cinco doenças.
Mesmo após o encerramento da campanha, os pais podem levar os filhos aos postos de saúde. Isso porque o objetivo do Ministério da Saúde é colocar em dia as doses em falta.
A novidade neste ano foi a aplicação da vacina em adolescentes. As doses combatem cinco tipos de doença: poliomelite, HPV, meningite e pneumonia. De acordo com os especialistas, as verificações de carteiras ainda estão abaixo do esperado.
Comparecimentos e vacinação nos maiores municípios*
Lajeado – 1,9 mil crianças compareceram e 1,6 mil foram vacinadas
Estrela – 930 crianças compareceram e 446 foram vacinadas
Arroio do Meio – 426 crianças compareceram e 248 foram vacinadas
Teutônia – 621 crianças compareceram e 310 foram vacinadas
*Dados colhidos junto às secretarias municipais de Saúde e no site http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/relatorio/consolidado/vacinometroMultivacinacao.jsf