Última pesquisa aponta vantagem para Caumo

Lajeado

Última pesquisa aponta vantagem para Caumo

O candidato da coligação Juntos Podemos (PP/PSDB/PSD/PMN), Marcelo Caumo, aparece na frente nas pesquisas estimulada e espontânea. Na primeira, está 10 pontos percentuais à frente de Márcia Scherer (PMDB/PDT/DEM/PPS/REDE). O atual prefeito, Luís Fernando Schmidt (PT/PTB/PRB/PSC/PR/PSB/PPL/PV/PCdoB), está em terceiro em ambas as menções.

Última pesquisa aponta vantagem para Caumo
Lajeado

O Instituto Methodus divulga a segunda pesquisa sobre as intenções de votos à majoritária no maior município do Vale do Taquari. O relatório foi encomendado pelo A Hora, e mostra o candidato progressista Marcelo Caumo à frente dos outros dois postulantes ao cargo de prefeito. Ele aparece com 35% da preferência na menção estimulada, e 28,3% na espontânea.

A pesquisa foi realizada nas ruas nos dias 26 e 27 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É composta por 400 entrevistas, com eleitores de ambos os sexos, e idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes no município. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados obtidos no total da amostra.

Neste momento, a menção estimulada mostra a liderança agora isolada de Caumo sobre Márcia. Na primeira pesquisa, eles estavam empatados tecnicamente, com leve vantagem do progressista – 30,5% e 28,8%. Desta vez, ele tem 35% contra 25% da peemedebista. Schmidt possui 23% da intenção de votos, 4,2% a mais em relação ao resultado divulgado dia 6 de setembro. Brancos e nulos somam 4%, e indecisos 13%.

Na menção espontânea, Caumo também aparece na primeira posição. Desta vez, com 28,3% da preferência, 11 pontos percentuais a mais se comparado à primeira pesquisa. Também em relação ao primeiro diagnóstico, houve uma inversão nas demais posições. Agora, quem está em segundo é Márcia, com 21,3%, contra 19,8% de Schmidt. Brancos e nulos somam 5% e indecisos outros 25,8%.

A pesquisa voltou a avaliar a rejeição múltipla aos três candidatos. Assim como ocorrera na primeira análise, Schmidt está à frente, com 39,3%, 15,2 pontos percentuais a menos do que o diagnóstico anterior. A rejeição aos demais também diminuiu. Márcia tinha 19,3% e agora tem 13%. Caumo baixou de 17,5% para 11,3%. Entre os eleitores, 40,5% não rejeitam nenhum, e 1,8% não souberam responder.

Entre os 400 eleitores entrevistados, a maioria – 52,3% – é composta de mulheres. Do total de lajeadenses que atenderam o Instituto Methodus, a maior parte tem renda familiar de R$ 1,7 mil a R$ 4,4 mil, idade de 24 a 34 anos e Ensino Fundamental completo. É nessa faixa que registra-se o maior número de famílias lajeadenses, conforme o IBGE.

foto-graficos-eleicoes

Análise técnica da Methodus

Existem 25,8% dos eleitores indecisos na menção espontânea. Esse mesmo eleitor, quando convidado a responder a questão estimulada, decide-se parcialmente pelo voto, distribuindo-se em todos os candidatos, o que também deixa muito improvável que só um candidato obterá o voto do restante dos indecisos.

Dados Gerais da Pesquisa

Pesquisa Eleitoral – Lajeado – RS
Pesquisa registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral – (Resolução 23.453) Protocolada sob o nº 03513/2016

Acompanhe
nossas
redes sociais