O sonho em ser patinadora de Heloísa Vitória Schneider fez seus pais Luís e Maria Amélia, do bairro Campestre, a levarem para participar das audições ao Centro de Treinamento Marcel Stürmer.
O interesse da menina de 6 anos surgiu no ano passado, após uma apresentação de Stürmer no Claudião. “Surgiu uma oportunidade de realizar o sonho dela, então, resolvemos apostar. Estamos muitos ansiosos”, revela o pai.
Durante as audições, Carine Mentz e Eder Koempfer, pais de Emanueli Mentz Koempfer, também estavam apreensivos. “É a primeira vez dela na patinação, estou suando frio”, relata a mãe. O pai conta que a participação na seleção partiu da filha, que recebeu o convite na escola. “Se ela conseguir será bacana, caso contrário, vamos continuar tentando, pois é o sonho dela,” friza o pai.
No total, 150 crianças se inscreveram. Dessas, 101 compareceram ontem no Ginásio Nelson Brancher. Os resultados serão divulgados no dia 10 de outubro. As aulas começarão no dia 3 de novembro e ocorrerão nas terças e quintas-feiras no Ginásio Nelson Brancher. Quarenta vagas serão disponibilizadas, sendo 20 para o turno da manhã e 20 para a tarde.
[bloco 2]
“[…]Sinto que consigo transformar o início destas crianças[…]”
Em entrevista coletiva Marcel Stürmer relatou a expectativas e objetivos do projeto.
O que você achou até agora, a expectativa inicial está sendo cumprida?
Marcel Stürmer – O resultado, se vão ser atletas que vão competir, só o tempo dirá. Se cumpriu hoje aqui a ideia que a gente tinha de identificar os possíveis atletas. A Jaque me viu patinando na primeira vez que vim patinar no ginásio.
Conversando muito, a gente identificou o que eu tinha quando apareci, mesmo que eu nunca tinha tido aula, que eu só tinha patinado em casa de amigos e amigas, botando patins por poucas horas, não tendo noção profissional alguma, mas eu tinha uma pré-disposição para estar aqui, tinha equilíbrio, uma impulsão, uma coordenação motora boa. Então foram esses itens que a gente procurou aqui. Os testes foram muito focados em encontrar essas condições que eu mostrei quando cheguei aqui.
Como foi feito e o que foi avaliado nos testes?
Stürmer – Você vê o gosto da criança, tem criança que fica comendo a informação com os olhos, querendo ajeitar, querendo fazer, e tem aquela criança que durante a explicação está fazendo outra coisa, olhando pra trás. Foram avaliados não só os exercícios e sim o antes e depois dos exercícios para ver a personalidade das crianças
O teste foi dividido em duas partes com exercícios físicos. Observamos o biotipo das crianças, o grau de concentração, o grau do querer estar aqui, do querer aprender os exercícios que a gente estava passando e todos os testes que foram para avaliar a elasticidade, a impulsão e a explosão muscular.
Quais serão os custos que as crianças terão com o projeto?
Stürmer – As crianças que foram selecionadas não terão custos para participar do programa, ganham aulas, preparação física e patins profissional. Isso pra mim é o principal do projeto. Sinto que consigo transformar o início destas crianças, fazer com seja muito mais fácil, muito diferente do que foi o meu início. Não que eu não tinha condições de comprar um patins, pelo contrário, eu não era de uma família pobre, mas era de uma família que tinha que deixar de fazer algumas coisas para me manter na patinação, de comprar o material. Então proporcionar isso para as crianças é um retorno muito grande.