A sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Adulto) foi alvo de ladrões na madrugada de ontem. Os autores do crime arrombaram o portão de acesso ao pátio da estrutura, uma porta de alumínio localizada na parte de trás do prédio e levaram uma caixa de som multiuso.
De acordo com o secretário da Saúde, Glademir Schwingel, o dano não foi maior graças ao acionamento do alarme e à chegada da equipe de segurança. Segundo ele, no sábado foi realizado um chá beneficente da associação de familiares, amigos e usuários do Caps.
“Possivelmente imaginaram que haveria dinheiro no prédio, resultado da venda de cartões”, acredita. Para o secretário, o fato de a sede estar localizada junto ao Parque dos Dick facilita as invasões. “Vamos estudar outros meios de proteção, como a colocação de uma guarda permanente ou câmara de filmagem”, alega.
Coordenadora do Caps, a psicóloga Adriana Rossetto Dallanora desconfia que os invasores entraram por um portão eletrônico que amanheceu descarrilhado.
“Faz três semanas que tentaram roubar o motor desse mesmo portão”, ressalta. Conforme Adriana, em 2013, a administração investiu na instalação de grades e arames farpados após uma série de arrombamentos. Na época, um computador chegou a ser levado do local e abandonado em meio ao mato do parque. Segundo ela, nos ataques deste ano parte das grades foi subtraída.
“O Caps é um serviço público oferecido à população de Lajeado, e os prejuízos serão pagos com o dinheiro dos nossos impostos”, ressalta. Segundo a coordenadora, medidas para proteger o patrimônio estão em estudo, mas dependem de orçamento.