Candidatos defendem a substituição da ponte de ferro

Forquetinha

Candidatos defendem a substituição da ponte de ferro

A substituição da ponte de ferro por uma nova é prioridade. Os candidatos irão pleitear recursos junto ao governo do Estado. Garantir o fornecimento de água potável é outra demanda. O município tem três candidatos. Paulo Grunewald (PP) e o…

Candidatos defendem a substituição da ponte de ferro
Vale do Taquari

A substituição da ponte de ferro por uma nova é prioridade. Os candidatos irão pleitear recursos junto ao governo do Estado. Garantir o fornecimento de água potável é outra demanda. O município tem três candidatos. Paulo Grunewald (PP) e o vice Rene Becker (PP) representam a aliança governista. Eles têm o apoio do PSDB. Marcelo Schmitz (PTB) e o vice Guido Schmitz (PTB) compõem a segunda articulação. Heitor Groders (PMDB), o “Tuia”, e Jaqueline Bottoni (PMDB) são os postulantes da terceira coligação.

Heitor Groders (PMDB)

É comerciante. Tem 50 anos. Natural de Sério.

Grafico Eleições 2016Marcelo Schmitz (PTB)

É comerciante. Tem 34 anos. Natural de Lajeado.

Paulo Grunewald (PP)

É o atual vice-prefeito. Tem 57 anos. Natural de Lajeado.

A agricultura tem papel importante. Quais são as propostas para fortalecer o setor e manter o jovem no meio rural?

Heitor Groders (PMDB) – Queremos garantir horas máquina gratuitas para os produtores. Cobraremos a metade do valor pelo transporte de esterco e silagem. O sinal de internet será qualificado. Isso é fundamental para garantir a emissão da nota fiscal eletrônica.

Marcelo Schmitz (PTB) – Queremos voltar a crescer. Vamos conceder incentivo de cinco horas máquina gratuitas para serviços. Os incentivos para aviários e chiqueirões serão ampliados. Modificaremos o programa de ureia, aveia e azevém. Vamos manter convênio com Emater e fazer capacitação.

Paulo Grunewald (PP) – Temos mais de 40 programas e iremos colocar em prática. Para garantir a permanência do jovem no meio rural pretendemos criar incentivos para viabilizar a construção de chiqueirões, aviários e na produção de gado leiteiro. Queremos qualificar o sinal de internet na cidade.

Quais são as obras de impacto e mais urgentes que pretende fazer no governo?

Groders (PMDB) – Faremos uma rede de água nova. Construiremos uma ponte sobre o Arroio Alegre substituindo a ponte de ferro. Criaremos uma central de projetos. Uma creche nova será construída. Iremos recuperar as estivas e pinguelas.

Schmitz (PTB) – Vamos fazer uma nova ponte para o centro. Ela é um perigo para pedestres e motoristas. Faremos uma ponte de mão dupla. Queremos voltar a crescer. Nossa arrecadação é menor que Canudos do Vale. Para isso, vamos estimular o desenvolvimento da agricultura.

Grunewald (PP) – Vamos finalizar o Centro de Curta e Longa Permanência para Idosos. Temos recursos próprios para viabilizar essa proposta. A ponte de ferro será substituída por outra com via dupla. Iremos buscar com o governo do Estado recursos para asfaltar a ligação entre a BR-386 até a ponte.

Em relação à saúde, avalie o atendimento oferecido para a população. O que pode ser feito para qualificar o serviço?

Groders (PMDB) – A saúde já esteve melhor. Com a queda de arrecadação a área teve cortes. Precisamos reduzir o tempo de espera para agendamento de exames. Vamos firmar convênios com hospitais locais. Ampliaremos o programa médico da família.

Schmitz (PTB) – Queremos trabalhar com igualdade. O médico que quiser trabalhar em Forquetinha terá que cumprir horário. Vamos batalhar por mais remédios além dos oferecidos pela Farmácia Básica. Ampliaremos os convênios para realização de exames, consultas e cirurgias.

Grunewald (PP) – A saúde está em primeiro lugar. O programa Saúde em Sua Casa é um bom trabalho que estamos fazendo. Ele será ampliado e aperfeiçoado. Pretendemos qualificar os convênios existentes. Vamos apostar mais na saúde. Para nós a saúde é prioridade.

Em relação ao saneamento básico, quais os projetos para qualificar a destinação de esgoto?

Groders (PMDB) – Existe um projeto elaborado pelo G8. Existe tratativas para trazer recursos para a obra. Precisamos investir no fornecimento de água. É necessário perfurar novos poços. A rede de água é antiga e não supre a demanda da população.

Schmitz (PTB) – Não queremos fazer nada sozinhos. Pretendemos ouvir a comunidade para construir algo em conjunto. Buscaremos apoio dos deputados. Diante disso traçaremos metas e incentivos, com recursos federais e estaduais. Precisamos encontrar uma solução em conjunto.

Grunewald (PP) – Vamos colocar em prática um projeto-piloto. Ele foi desenvolvido pelo G8. É voltado ao saneamento básico e rede de água. Os canos da rede de água precisam ser trocados. Eles são muito finos e a demanda tem aumentado. Temos recursos previstos por meio do governo federal.

Acompanhe
nossas
redes sociais