A criação de um pronto atendimento é um dos pontos centrais dos planos de governo. Os candidatos pretendem investir em uma área de distrito industrial. Com a instalação da nova unidade da Fruki, a expectativa é impulsionar novos empreendimentos industriais.
Vanderlei Markus (PMDB) busca a reeleição. O vice é Elemar Dickel (PDT), o “Branco”. Eles contam com apoio do PRB.
Fabiano Brandão (PSB) e o vice João Edson (PT), o “Branquinho”, compõem o segundo bloco na disputa. Eldo Dickel (PP) e o vice Carlos Hartmannn (PSDB), o “Beto”, fazem parte da articulação formada por PP, PSDB e PTB.
Eldo Dickel (PP)
É aposentado. Tem 66 anos. É natural de Paverama.
Fabiano Brandão (PSB)
É enfermeiro. Tem 32 anos. Natural de Paverama.
Vanderlei Markus (PMDB)
É o atual prefeito. Tem 43 anos. Natural de Paverama.
Município receberá a nova unidade da Fruki. É possível se transformar em uma das economias de referência do Vale?
Eldo Dickel (PP) – Temos uma área bastante grande e já estamos adquirindo outros espaços para buscar mais empresas. Sabemos que quando se instala uma empresa grande como é a Fruki, vêm para os arredores dela outras empresas em outros ramos de atividades.
Fabiano Brandão (PSB) – Até 2020 temos muito a pensar no desenvolvimento de Paverama. Precisamos incentivar as empresas existentes e impulsionar o crescimento delas. Queremos atrair novos empreendimentos. Até o início das atividades da Fruki, queremos estar com nossa economia alavancada.
Vanderlei Markus (PMDB) – Estamos auxiliando em negociações com outras empresas de renome que demonstram interesse nos arredores da rodovia, onde pretendemos criar o parque industrial. A área propícia uma estrutura expansível, que comporta crescimento significativo, ao longo dos próximos anos.
Setor primário movimenta a economia local. Como expandir a agricultura, diversificá-la e atrair investimentos?
Dickel (PP) – Implantamos um programa de incentivos aos agricultores. Estamos em contato para adquirir uma unidade industrial e impulsionar a suinocultura, avicultura e produção leiteira. Precisamos criar programas e incentivar o produtor. Isso vai elevar o valor adicionado do setor.
Brandão (PSB) – Precisamos incentivá-la e buscar novas fontes de investimento para manter o jovem no setor. Vamos promover cursos de qualificação. Pretendemos fortalecer a diversificação. Queremos oferecer condições para o produtor permanecer no meio rural, com a qualificação dos acessos.
Markus (PMDB) – A administração qualificou as estradas gerais das localidades do interior. O desafio é melhorar ainda mais os acessos às propriedades rurais. Estarão à disposição de nossos produtores dois tratores agrícolas. Eles aguardam recursos do governo federal para aquisição dos equipamentos.
Quais projetos pretende adotar para reduzir índices de repetência nos ensinos Básico e Fundamental e de analfabetismo?
Dickel (PP) – Isso começa nas creches. Faltam vagas. O adolescente não tem interesse em frequentar a escola. Precisamos ampliar o número de vagas. Criar o turno inverso. É necessário fomentar cursos profissionalizantes para preparar mãode obra qualificada.
Brandão (PSB) – O Ensino Fundamental precisa de atenção especial. É necessário oportunizar aos educadores mais opções deualificação. Vamos valorizar a categoria e oferecer infraestrutura. Faremos turno inverso para oferecer reforço às turmas com dificuldade de aprendizado. Pretendemos oferecer o turno integral.
Markus (PMDB) – Ações vêm sendo tomadas para reduzir esses números desde 2014. A qualificação dos professores ocorre de forma intensiva e permanente. Os estudantes recebem apoio. O turno inverso será ampliado de forma gradativa. Aderimos ao Programa Brasil Alfabetizado. Não houve interesse.
Em relação à saúde, o atendimento está adequado? O que é necessário mudar? Quais são suas propostas?
Dickel (PP) – Maior necessidade é a criação de um pronto atendimento 24h. Depois das 19h o cidadão que precisar de atendimento precisa ir até Languiru. São quase 20km. Famílias não tem condições de fazer o deslocamento. Vamos mudar essa situação e iremos atender 24h.
Brandão (PSB) – Há um bom trabalho em prevenção com o programa ESF. Podemos avançar mais se houver organização no serviço. O pronto atendimento é uma ação prioritária. Atuação do posto de saúde e do pronto atendimento será separada. Queremos estruturar e fazer planejamento para aperfeiçoar os serviços.
Markus (PMDB) – Renovamos a frota de veículos. Posto de Saúde Central foi ampliado. Vamos decentralizar o atendimento para os bairros mais populosos. É preciso amparo para atendimento de segundo e terceiro grau 24 h por dia. Convênios serão mantidos. Implantaremos a medicina preventiva, alternativa e especialidades.