Candidatos respondem perguntas da Cacis

Estrela

Candidatos respondem perguntas da Cacis

Aloísio, Joel e Rafael Mallmann participam de sabatina do setor empresarial

Candidatos respondem perguntas da Cacis
Estrela

Os três postulantes ao cargo de prefeito participaram na sexta-feira, 23, de uma rodada de perguntas e respostas promovida pela Cacis no Estrela Palace Hotel. Aloísio, Joel e Rafael Mallmann foram questionado sobre propostas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e gestão pública.

Antes da sabatina, os candidatos tiveram quatro minutos para apresentar seus plano de governo. As perguntas foram divididas em cinco blocos de áreas comuns, com três questionamentos cada. A ordem das respostas foi definida por sorteio.

O ex-vereador Aloísio Mallmann concorre ao pleito pela coligação “Uma Nova Política, com Trabalho e Competência” (PSD e PDT).

Também ex-vereador, Joel Mallmann concorre na coligação “Vem com a gente, Estrela pode mais” (PR, DEM, PRB e PPS).

Atual prefeito, Carlos Rafael Mallmann tenta a reeleição na composição “Trabalho, diálogo e coração”(PMDB, PV, PP, PT, PTB, PSB e PSDB).

Resumo das respostas

Saúde, Educação e Segurança Pública

1 – Como você enxerga o fortalecimento e a qualificação das agentes de saúde?

Rafael Mallmann – As equipes de saúde da famílias são importantes pelo trabalho de prevenção. Nós criamos três equipes de Saúde da Família nos bairros Marmitt, das Indústrias e Imigrante. Temos aprovadas no governo federal mais duas equipes para o Boa União, ainda não implementadas. Também ampliamos muito os recursos no setor. A obrigação constitucional é de investir 16% em saúde. Nós investimos 23,8%.

2 – Quais ações você sugere para impulsionar a instituição de ensino superior existente na cidade?

Joel Mallmann – A educação que compete ao município é a infantil e o ensino fundamental. O ensino superior não é uma obrigação. O governo anterior lutou muito para trazer a faculdade Lasalle ao nosso município. A Câmara foi parceira. A Lasalle deu um impacto positivo para Estrela pela produção do conhecimento. Queremos manter a parceria com a Lasalle e vamos tentar viabilizar um terreno para a edificação de um prédio próprio e decentralizado.

3 – Qual o projeto de parceria para aumentar o efetivo da BM e implantar o videomonitoramento?

Aloísio Mallman – Hoje o município tem um dos maiores índices de criminalidade do Vale do Taquari. Em 2008 tivemos várias reuniões com a BM e chegamos a conclusão sobre a necessidade de ter mais policiais, mas não se concretizou. Se passaram quatro anos e não avançou o projeto de videomonitoramento. Temos a ideia de criar a guarda municipal, para atender os bairros e também fiscalizar o estacionamento na área central.

Gestão Pública

1 – Qual será a importância do plano diretor para o crescimento ordenado do município?

Rafael – Desde o inicio do governo falamos em projetar Estrela para o crescimento ordenado. Por isso, primeiro trabalhamos para organizar o serviço público para depois poder fazer ampliação desse serviço. Seguimos a risca o plano diretor. Temos algumas situações para serem resolvidas mas trabalhamos paulatinamente, dentro das possibilidades. Também trabalhamos fortemente no controle do gasto público, do endividamento e da liquidez.

2 – Quais serão os critérios de nomeação dos secretários? Pretende reduzir o número de secretarias?

Joel – Assumo o compromisso de compor o secretariado com critérios técnicos e políticos. A pessoa tem que ter conhecimento de causa e também conhecimento político. Serão pessoas idôneas e capazes, reconhecidas pela comunidade. Não descartamos a hipótese de juntar secretarias. Temos técnicos nos auxiliando no estudo dos balancetes. Haverá o enxugamento da máquina pública em caso de necessidade.

3 – Como será tratada a continuidade do planejamento estratégico de Estrela?

Aloísio – Esse foi um trabalho muito bem organizado para um projeto que vai nos dar uma visibilidade diferente. O plano estratégico teve participação ativa dos empresários e de muitas outras pessoas. É um compromisso que temos que assumir junto com a sociedade e buscar uma forma clara e objetiva de executar o planejamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais