Os concorrentes a prefeito e vereadores apresentaram nessa sexta-feira à tarde, na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), os documentos de comprometimento com medidas em três eixos: transparência, gestão e controle social. As propostas foram elaboradas pelo Observatório Social e entregues aos concorrentes na semana passada.
O comprometimento, total ou parcial, com as propostas é facultativo e o resultado começa a ser divulgado a partir da próxima semana. As medidas apresentadas nos formulários fazem parte de um conjunto de questões consideradas fundamentais pelo OS nacional e fazem parte da Campanha Voto Consciente.
De acordo com o vice-presidente do OS de Lajeado, Fernando Santos Arenhart, mesmo o documento sendo extenso, as medidas não são complexas. “Não tem nada impossível, tem muitas coisas que já são feitas e a maioria delas são exigências legais.”
Para Arenhart, o documento permite ao eleitor mais uma ferramenta de fiscalização para a população. “O eleitor brasileiro é muito ativo na época das eleições, mas tem uma memória curta. Normalmente não lembra em quem votou, quais as ideias.”
As propostas seguem uma orientação geral do OS de medidas para qualificar o serviço público. “São ideias que entendemos importantes para melhorar a transparência e a gestão do município”, explica Arenhart. O vice-presidente municipal da ONG acredita que com a medida terá maior comprometimento dos gestores e legisladores eleitos. “É uma tentativa de que os candidatos se comprometam com algumas coisas que o observatório acha muito importante, por exemplo, melhorar a transparência através de um portal.”
Apesar do tempo exíguo para tabular e publicar os compromissos assumidos por cada candidato, os membros da ONG acreditam que até esta terça-feira, 27, conseguirão divulgar os resultados dos concorrentes a prefeito.
Campanha Voto Consciente
O Movimento Voto Consciente (MVC) é uma Oscip com objetivo de fortalecer os direitos políticos. A ênfase das ações é no aprimoramento da participação dos cidadãos. Os trabalhos do grupo concentram-se em duas áreas: estímulo e ações de acompanhamento do Legislativo, com ênfase nas esferas locais (estados e municípios) e estímulo e ações de educação política suprapartidária.
Entre as bandeiras do movimento, está a melhoria da transparência e gestão pública. Em todo país, os Observatórios Sociais realizam atividades em conjunto focando nas eleições deste ano.