Aulas passam a ser filmadas nos CFCs

Vale do Taquari

Aulas passam a ser filmadas nos CFCs

Medida iniciou na sexta-feira e visa diminuir índices de reprovação nas autoescolas

Aulas passam a ser filmadas nos CFCs
Vale do Taquari

Câmeras foram instaladas no veículos dos Centros de Formação de Condutores (CFC) do Vale do Taquari. O novo equipamento atende a uma medida do Detran, que exige a gravação de imagens e sons nas aulas práticas da autoescola. Esse material será encaminhado para o sistema do Detran. Outro dispositivo móvel que passa a ser obrigatória gravará a quilometragem e a rota que o veículo fez durante as aulas.

As mudanças são implantadas gradativamente em todo o estado. Nos municípios da região, passaram a valer a partir dessa sexta-feira.

A instalação dos equipamentos deve custar cerca de R$ 3 mil por veículo. Conforme o departamento estadual, os custos não serão repassados aos alunos. O intuito da medida, segundo o Detran, é baixar os índices de reprovação nas provas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dar mais transparência às aulas práticas.

Proprietária de uma autoescola em Arroio do Meio, Zora Yonara Schweizer, 43, apoia a nova proposta. “Os alunos terão a oportunidade de ver os vídeos, identificar possíveis erros e corrigi-los”, esclarece.

A opinião é compartilhada pelo proprietário de um CFC em Lajeado, César Schardong, 50. Para ele, a filmagem pode servir para analisar a relação dos instrutores e alunos durante as aulas.

Para o mês de novembro, está prevista a filmagem das provas práticas da CNH. O objetivo é acabar com as dúvidas na hora da avaliação.

Funcionamento do sistema

Antes de iniciar a aula, a câmera fotografa o aluno. Por meio de um tablet, o instrutor abre a aula no site do Detran. O sistema do departamento estadual armazena as informações e guarda os arquivos. Em caso de dúvida, denúncia ou para conferência, a autoescola poderá solicitar as informações ao órgão. O aluno também pode pedir as informações por meio do preenchimento de um formulário.

foto-materia-cfcsReprovações na CNH

Matéria divulgada pelo A Hora em fevereiro enfatizava a preocupação do Detran quanto à porcentagem de reprovações nos testes práticos da categoria B (automóveis). O índice chegou a 70%, em 2015.

De acordo com a reportagem, o nervosismo, a possibilidade de interpretações variadas do examinador e falta de preparo dos alunos corroboram para o número elevado de reprovações.

Acompanhe
nossas
redes sociais