O 1º Festival de Cinema de Lajeado, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2017, será mais do que uma oportunidade de apreciar filmes de curta-metragem. A ideia do idealizador do evento, Lauro Bergesch, é fazer com que o público se apaixone pelas belezas naturais da região e do RS.
Ao organizar o evento, Bergesch planeja estimular o turismo e a economia. “Queremos trazer gente de todo o país para assistir ao festival, que ocorrerá no Teatro da Univates. Essa movimentação mexe no comércio, hotéis, bares, restaurantes e lojas.”
A mostra engloba não apenas filmes que vão concorrer entre si na mostra competitiva, mas também será marcada por uma mostra não competitiva (sem premiação em dinheiro) que apresentará filmes turísticos. “Faremos as pessoas conhecerem as belezas naturais espalhadas pelo território gaúcho.”
Na mostra não competitiva, serão exibidos documentários turísticos gaúchos, feitos pelo próprio organizador. Na competitiva, os filmes podem ser inscritos nas categorias animação, cocumentário, experimental ou ficção.
O Teatro do Centro Cultural Univates vai virar cenário de encontro de diretores e da “turma” do cinema. A disputa pelo troféu deve animar debates e transformar a criação cinematográfica na celebração da sétima arte por realizadores, imprensa e público.
A atração está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro. A intenção é selecionar pelo menos 50 curtas, ainda que o número de filmes recebidos seja superior. “Já temos mais de 40 inscritos”, destaca Bergesch.
Inscrições
Podem participar pessoas físicas, profissionais ou amadoras. Cada concorrente poderá inscrever até dois trabalhos de curta-metragem, de até 25 minutos, como realizador ou diretor, de modo gratuito. A ficha de inscrição pode ser obtida em www.festivaldecinemadelajeado.com.br. O melhor curta receberá premiação de R$ 1,2 mil.