Produtores, técnicos, estudantes e representantes de entidades ligadas ao setor leiteiro debateram estratégias, desafios e oportunidades durante o 10º Fórum Tecnológico do Leite e a 6ª Feira Agro-Comercial.
No painel de abertura, ocorrido na quarta-feira à noite, no auditório do Colégio Teutônia, o assistente técnico estadual em Bovinocultura de Leite da Emater, Jaime Ries, destacou que a chave do sucesso é aumentar a produtividade e a qualidade da matéria-prima.
O diretor técnico da Emater, Lino Moura, ressaltou o trabalho desenvolvido com o propósito de qualificar todos os ciclos produtivos, seja nas áreas de pastagem, de genética, de irrigação ou de acesso ao crédito. Enalteceu o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar do governo estadual, operacionalizado pela entidade. “São ações que oportunizam aos agricultores a continuidade de suas atividades no meio rural, uma vez que o produtor só fica no campo se lá estiver feliz.”
Para Alexandre Guerra, presidente do Sindilat, melhorar a qualidade do leite que chega à mesa dos consumidores é o grande desafio do setor. Jonas Rückert, diretor do Colégio Teutônia, diz que o fórum busca apresentar e difundir novas tecnologias para quem atua na atividade. Segundo Tarcisio Minetto, secretário da SDR, o fórum representa um momento valioso para troca de informações e experiências entre os envolvidos.
O produtor Diego Dieckel, de Teutônia, 23, é a terceira geração da família a se dedicar à produção leiteira. Para ele, o segredo para abrir novos mercados é investir em novas tecnologias, buscar conhecimento e profissionalizar todos os elos da cadeia. “Sanidade, genética, bem-estar, tudo influencia na melhora da matéria-prima.”
Durante o fórum, ele apresentou o modelo de free stall implantado na propriedade em 2014. Compost barn e produção a pasto foram os outros dois sistemas evidenciados durante o painel “Eficiência dos modelos produtivos”, ontem à tarde.
Além de palestras, houve espaço destinado a seis agroindústrias familiares com produção de queijo, conservas, embutidos, pães e ovos, além de estações temáticas apresentadas por empresas parceiras, momentos culturais e o tradicional concurso do Leite em Metro.
Novos consumidores
A Cooperativa Languiru realizou a 2ª edição da Escolinha do Leite. Conforme o gerente da Indústria de Laticínios, Lauri Reinheimer, participaram das atividades alunos de 4 e 10 anos de escolas da região.
As turmas foram divididas em grupos com cerca de 30 crianças. Durante o circuito, com duração de 30 minutos, foi apresentado o caminho percorrido pelo leite desde a propriedade até chegar à mesa do consumidor, encerrando com degustação. “É um trabalho com os novos consumidores, destacando a importância econômica, social e nutricional do leite.”