Aprimorar a técnica e ampliar os conhecimentos sobre o karatê foram os objetivos do 5° Seminário Internacional da KWF. A atividade ocorreu no sábado e reuniu cerca de 50 participantes na sede da comunidade evangélica, em Lajeado. Entre eles, lutadores de Santa Catarina, Rio de Janeiro e do Uruguai.
Com quase 40 anos dedicados à arte marcial, o sensei Felipe Martins ministrou o seminário. Durante as duas horas de duração, Martins mostrou formas para aumentar a perfeição nos golpes e deu dicas para os treinamentos.
O sensei questionou as regras dos campeonatos de karatê que obrigam o participante apenas a tocar no adversário para pontuar. A maior desvantagem, conforme Martins, é que esse ensinamento não garante a autodefesa do carateca em uma situação real. “Não tenho nada contra as competições, só acho que as regras se afastam cada vez mais do verdadeiro significado do karatê.”
Martins também enfatizou a necessidade dos treinamentos, da dedicação e confiança para se tornar um bom carateca.
A KWF organiza seminário internacional com os senseis Masamichi Otsuka e Felipe Martins nos dias 12 e 13 de novembro. A atividade ocorre em Balneário Camburiú (SC). Mais informações em k2kadu@gmail.com
Sobre a KWF
A Karatenomichi World Federation (KWF) foi uma das federações que surgiu após a divisão da Japan Karate Association (JKA). Foi fundada pelo sensei Yahara. No Brasil, Martins montou a Kyokai – entidade oficial da KWF no país. Ele foi campeão mundial máster da KWF em 2013.