Evento estadual qualifica ações dos OS

Lajeado

Evento estadual qualifica ações dos OS

Voluntários debatem temas como transparência pública e combate à corrupção

Evento estadual qualifica ações dos OS
Lajeado

Pela primeira vez, o Encontro Estadual dos Observatórios Sociais (OS) será fora de Porto Alegre. Nesta quinta edição, os organizadores pretendem iniciar o processo de interiorização do evento, fazendo com que o trabalho da ONG ganhe força em todo estado. O encontro ocorre entre os dias 3 e 4 de outubro na sede da Associação Comercial de Lajeado (Acil).

O eixo central será a melhoria nas práticas dos voluntários dos diversos observatórios do estado. Na avaliação do coordenador do evento Adriano Strassburguer, a realização do encontro em Lajeado é parte de uma estratégia dos organizadores para os próximos anos. “É um prestígio muito grande, até porque temos a ideia de interiorizar esse encontro.”

Com esse processo de interiorização, os organizadores acreditam ser possível atrair mais voluntários para os Observatórios do estado. Durante os dois dias, os observadores sociais participam de painéis com foco nas melhorias de suas práticas diárias.

Além da qualificação dos voluntários, o combate à corrupção também estará presente nos painéis. Entre os painelistas, estão técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), representantes do Sebrae/Nacional e do Movimento Empresarial (ação promovida pela Federasul), Rodrigo Costa, e o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Cláudio Marques Corrêa e Jerry.

Os painelistas apresentam ferramentas de monitoramento dos gastos públicos e dos repasses federais aos municípios. Essas medidas são apontadas como importantes no combate à corrupção.

De acordo com Strassburguer, o principal objetivo dos OS é fazer com que os governos sejam mais transparentes. “Vamos centralizar as visões das referências estaduais no combate à falta de transparência.” Segundo ele, uma das tônicas do encontro será qualificar a fiscalização sobre os legislativos municipais.

Resumo da programação

Segunda-feira, 3 de outubro

13h – Recepção
15h – Painel de Boas Práticas dos Observatórios Sociais 18h – Sala 1: Oficina Educação Fiscal e Sala 2: Oficina Como Criar um OS
19h30min – Painel Eficiência da Gestão Pública

Terça-feira, 4 de outubro

8h30min – Compras Governamentais para pequenos negócios
9h30 min – Indicadores da Gestão Pública
11h15min – Monitoramento do Legislativo
14h – Unidade Administrativa do OSB no RS
15h – Mesa-redonda Construção de um plano de ação conjunta para OS do RS
16h – Fórum dos Conselhos

Acompanhe
nossas
redes sociais