Estreia da Orquestra angaria alimentos

Westfália

Estreia da Orquestra angaria alimentos

No sábado foram entregues 264 kg de mantimentos para instituições de ensino e hospital

Estreia da Orquestra angaria alimentos
Vale do Taquari

O Instituto Henrique Uebel celebrou a estreia da Orquestra Sinfônica (OSIHU). O evento ocorreu na Sociedade do Fluminense e teve o lançamento oficial do CD com faixas inéditas do Homem Orquestra. Na entrada, foram arrecadados 264 quilos de alimentos que foram entregues no sábado para instituições educacionais e para o hospital.

A Escola de Educação Infantil Mônica, representada pelo presidente Euclides Hollman, e o presidente do Cematia, Fernando Wahlbrinck, receberam os donativos. O Hospital Ouro Branco de Teutônia também foi beneficiado. Cada entidade recebeu 88 quilos de alimentos. A iniciativa relaciona desenvolvimento cultural com interação social, gerando valor à comunidade. Os donativos foram entregues pela diretora administrativa do Instituto Henrique Uebel, Maristela Klein, e o presidente Airton Uebel.

O projeto da OSIHU surgiu do interesse pessoal do neto do Homem Orquestra em 2013. Após fundar o instituto em 2010, Airton implantou projeto musical nas escolas de Westfália. Com o passar do tempo, iniciaram os ensaios sob o comando do professor Airton Grave. O grupo composto por 15 adolescentes apresentou canções instrumentais acompanhadas de vocalizações.

Edificando a história

Airton Uebel busca materializar o máximo da história do avô. Por meio de documentação e formação de grupos, quer manter viva a história do Homem Orquestra. O CD lançado foi uma grande novidade para o acervo histórico regional. As faixas contêm áudio de Henrique Uebel descrevendo como tocar o instrumento complexo que construiu.

A construção de um Centro Cultural é o passo mais audacioso do instituto. Uma área de terras da família, às margens da Rota do Sol, recebeu a infraestrutura para ampliação do leque cultural ofertado pela entidade.

Em paralelo, Uebel planeja viagem para a Alemanha como tour da orquestra. Visitas a rádios, empresas e instituições constam no cronograma com objetivo de enriquecer o acervo histórico.

O Homem Orquestra passou pelo país e deixou sua marca. Ele participou de programas televisivos e de rádios. Durante o período, também foi gravado um documentário sobre o instrumento que criado.

Acompanhe
nossas
redes sociais