Os investimentos da Dália Alimentos devem fortalecer o setor primário. Município se caracteriza pela diversificação na agricultura. O desafio do próximo gestor é dar continuidade ao projeto do distrito industrial. Aperfeiçoar os serviços essenciais, revitalizar as áreas centrais e criar espaços para estimular esporte e lazer são algumas das metas.
Carmem Goerck (PP) busca a reeleição com o vice Sérgio Luiz Machado (PP). Eles têm o apoio do PP, PTB e PT. Carlos Bohn (PSDB) e o vice Arly Stohr (PDT) têm o apoio de três partidos de PSDB, PDT e PMDB.
Carmem Goerck (PP)
É a atual prefeita. Natural de Santa Cruz do Sul e tem 59 anos.
Carlos Bohn (PSDB)
É administrador. Natural de Venâncio Aires e tem 54 anos.
Quais são as propostas para qualificar o ensino e reduzir o índice de analfabetismo que tem taxa de 4,3%?
Carmem Goerck (PP) – A educação é uma das prioridades para promover o desenvolvimento. Por isso, temos uma legislação que implantou a educação em tempo integral. Essa modalidade é fundamental para diminuir a evasão escolar e repetência. Trabalhamos na erradicação do analfabetismo. Existem algumas dificuldades para atingir esse público.
Carlos Bohn (PSDB) – O turno integral nas séries iniciais foi implementado, de forma gradativa, na escola Santo Antônio de Pádua. A partir do 6º ano, atividades na área da cultura e esporte serão ofertadas no turno oposto. É necessário criar mecanismos para barrar a evasão no Ensino Médio. Manteremos o programa de auxílio financeiro aos alunos do Ensino Superior e técnico.
A Dália confirmou dois investimentos: o incubatório e uma unidade de terminação de aves. O que pode ser feito para expandir e diversificar ainda mais o setor?
Carmem (PP) – A grande referência é a produção de suíno e leite. Queremos ampliar a produção de aves na cadeia do integrado. Os dois investimentos da Dália devem agregar R$ 500 mil ao ano no valor adicionado. Com os altos investimentos nas propriedades, modernizamos a produção e dobramos o valor adicionado da agricultura em três anos. Acreditamos que estamos no caminho certo. Nós temos propostas de políticas para o pequeno, médio e grande produtor.
Bohn (PSDB) – Fizemos parcerias importantes com a Dália e daremos todo o apoio. A suinocultura é outra atividade que receberá apoio para se expandir, assim como todos os outros empreendimentos agropecuários. No programa de distribuição de adubo, por exemplo, faremos de maneira mais simplificada. Vamos adquirir outra escavadeira hidráulica. Município já conta com uma. O objetivo é deixar uma máquina disponível de forma permanente ao setor primário.
Quais serão as medidas adotadas para desenvolver e atrair empreendimentos industriais?
Carmem (PP) – Temos uma área para o distrito industrial. Nossa intenção é fazer o projeto global das necessidades e cadastrar no Ministério do Desenvolvimento para captar recursos. Não temos capital para fazer a infraestrutura do local. Estamos incentivando iniciativas dos empreendedores, por meio de leis e incentivos com o pagamento de aluguel, auxílio no transporte de material.
Bohn (PSDB) – Formaremos um grupo com o envolvimento da comunidade, das entidades e empresas para buscar ações práticas de valorizar do comércio. O desemprego é uma realidade. No meu governo, comprei uma área às margens da RS-453 para viabilizar um distrito industrial. Na época tínhamos a licença prévia da Fepam e o atual governo retirou o projeto e não deu continuidade.
Em relação à saúde, avalie o atendimento da população. Como pretende fortalecer o serviço?
Carmem (PP) – Nossa saúde tem sido referência. Somos responsáveis pela atenção básica com a ampliação da oferta de médicos. Na próxima gestão, pretendemos aderir a novos programas para captação de recursos que incrementam o atendimento. As consultas da atenção básica devem acontecer no nosso município. Para os serviços de urgência, temos uma frota moderna que faz a tarefa de levar e de buscar os pacientes.
Bohn (PSDB) – O terceiro turno de atendimento havia sido implantado quando fui prefeito. O horário foi reduzido. Para cobrir esse turno, um motorista fica de sobreaviso. Eles são levados até o médico, mas o veículo não os espera para trazê-los de volta. Vamos mudar isso. O horário de atendimento nas unidades de saúde e a gama de medicamentos serão ampliados.