O setor primário receberá atenção especial. O objetivo é expandir e diversificar a produção agrícola, em especial, as agroindústrias. Os dois candidatos que disputam o Executivo pretendem oferecer apoio técnico e infraestrutura para qualificar a atividade e evitar que a população deixe de atuar na agricultura.
Gilberto Costantin (PDT), o “Tigrão” e o vice Adriano Guarangi (PP) fazem parte da coligação entre as duas legendas. Valmir Girardi (PTB) e Nadir Pinton (PMDB) são os candidatos da aliança formada por quatro partidos – PTB, PMDB, PT e PTdoB.
Gilberto Costantin (PDT), o “Tigrão”,
É empresário. Natural de Progresso e tem 51 anos.
Valmir Girardi (PTB)
É aposentado. Tem 63 anos e é natural de Lajeado.
A ausência de acesso asfáltico na ligação entre Barros Cassal e Boqueirão do Leão é um dos gargalos da infraestrutura local. Como é possível viabilizar essa demanda?
Gilberto Costantin, o Tigrão, (PDT) – Precisamos fazer a integração entre Gramado Xavier e Boqueirão do Leão. Hoje temos ligação entre Progresso até parte de Campo Branco. Fazendo essa interligação com esses dois municípios é uma grande satisfação. Isso representa crescimento local.
Valmir Girardi (PTB) – O município de Progresso vai trabalhar em parceria com os outros municípios beneficiados. Lutaremos, permanentemente, junto ao governo estadual para buscar recursos necessários para a pavimentação dessas rodovias.
Levantamento mostra que, em 2014, Progresso teve uma taxa de reprovação de 1,8% no Fundamental. O analfabetismo supera os 8%. O que fará para reduzir esses números?
Tigrão (PDT) – Precisamos promover cursos profissionalizantes aos professores. Aperfeiçoar as estruturas físicas das escolas. Essa medida contribui para a qualidade de vida dos estudantes. Para reduzir o analfabetismo, vamos implementar um projeto voltado à Educação de Jovens e Adultos tanto no interior como na cidade.
Girardi (PTB) – Vamos oferecer qualificação permanente aos profissionais da educação. Pretendemos fazer parcerias com as universidades e promover cursos de extensão para os professores municipais e estaduais. A alfabetização das crianças deve iniciar na hora certa para garantir que não haja mais “novos analfabetos”. O EJA será ofertado para que os adultos que ainda são analfabetos sejam alfabetizados.
Em relação ao saneamento, quase 60% das residências têm fossas rudimentares. O que será feito para resolver a situação? Como fazer as adequações necessárias?
Tigrão (PDT) – Faremos um projeto junto à Funasa para a construção de fossas nas residências. Essa medida é essencial para proteger o meio ambiente e, em especial, os mananciais hídricos. Estaremos juntos para efetuar esse projeto buscando apoio dos governos federal e estadual para executá-lo.
Girardi (PTB) – Temos como meta formalizar com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, uma parceria para iniciar a execução de um projeto de saneamento básico. Com esse projeto elaborado, estaremos aptos a buscar recursos junto aos governos estadual e federal.
Em relação à saúde, o atendimento está adequado? O que é necessário mudar? Quais são suas propostas?
Tigrão (PDT) – Vamos melhorar o atendimento nos dois postos médicos, em Campo Branco e na sede. Pretendemos viabilizar a reabertura do posto de saúde em Xaxim que está fechado. Há atendimento 24h no hospital. O plantão vai continuar em meu governo. Queremos qualificar o serviço prestado, com a ampliação de especialidades médicas. Nosso hospital melhorou muito e hoje posso dizer que presta um serviço de primeiro mundo.
Girardi (PTB) – Nossa grande referência é o Hospital Santa Isabel, que atende, além de Progresso, municípios como Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Pouso Novo, entre outros, sendo referência microrregional em saúde. Pretendemos manter a parceria com o hospital. Vamos dialogar com a administração do Santa Isabel a possibilidade de Progresso poder voltar a contar com médico pediatra. Os postos de saúde vão ser serviços auxiliares no cuidado da saúde das famílias.
Setor primário movimenta a economia local. De que forma é possível expandir a agricultura, diversificá-la e atrair investimentos?
Tigrão (PDT) – Queremos adquirir um trator-esteira para disponibilizar às propriedades. Incentivaremos a piscicultura para promover a diversificação. Vamos priorizar o atendimento do setor primário. Daremos incentivos aos hortigranjeiros e cítricos. Vamos disponibilizar mudas e apoio técnico. O setor leiteiro se destaca. Precisamos buscar melhorias para essa atividade. Na avicultura, precisamos incentivar os produtores.
Girardi (PTB) – A agricultura é o coração da economia. Vamos atender bem o agricultor mantendo boas condições das estradas, assistência técnica, parcerias com o Sindicato, Emater e ouvir o Conselho da Agricultura. Vamos incentivar a diversificação como a criação de peixes, apicultura e hortifrutigranjeiros. Em programas como a Merenda Escolar, vamos trabalhar para que 100% dos produtos sejam adquiridos direto dos agricultores.