O Colégio Teutônia promove o 10º Fórum Tecnológico do Leite e 6ª Feira Agro-Comercial. O evento ocorre no dia 21, às 19h, e no dia 22, às 9h, no auditório central do educandário. O objetivo é reunir especialistas, estudantes no setor agropecuário e cooperativista para buscar alternativas de incremento e especialização da cadeia produtiva do leite. A entrada é gratuita.
Para explanar sobre o atual momento do setor, ações governamentais e sistemas de eficiência produtiva, foram convidados representantes da Emater, Senar, Fetag, Sindilat e o SDR. Por meio de painéis, serão apresentados dados e exemplos que podem qualificar a produção de leite, gerando mais rentabilidade na região.
O professor da Universidade de Passo Fundo e pesquisador da Embrapa, Renato Serena Fontaneli, ministra a palestra “Forrageiras para integração lavoura-pecuária” na quinta-feira. O incremento de conhecimento e troca de experiências terá a mediação do professor, pesquisador e consultor Lucildo Ahlert. Elio Post e Elia Schossler, de Nova Westfália, Fazenda Vilanova, são os convidados a falar sobre as técnicas aplicadas na propriedade. Diego Dickel, Fábio Secchi e Simone Broenstrup Secchi representam Linha Gamela e Linha Catarina, Teutônia.
Os associados da Cooperativa Languiru contarão as vantagens e o processo de adaptação dos sistemas à base de pasto. Free stall, caracterizado pelo confinamento dos animais em baias e o compost bam – confinamento coletivo – serão apresentados. O objetivo é compartilhar ideias para instigar a qualificação no campo.
O coordenador do fórum e professor Márcio Mügge destaca a importância da iniciativa ao propiciar linguagem única aos agricultores. “São três modelos de produção distintos, todos em processo de transformação e construção. Procuramos apresentar as características de cada um e os participantes poderão identificar o melhor a ser aplicado no dia a dia das suas propriedades. Mais do que trazer números e dados, os painelistas terão a oportunidade de falar da satisfação e da motivação em trabalhar com o leite, na expectativa de que essa troca de informações possa ser contagiante”.
Alimentando gerações
A Cooperativa Languiru e o CT, coordenadores da Escolhinha do Leite, aguardam 1,5 mil crianças para conhecer os processos de produção do leite. Estudantes de Teutônia, Colinas, Poço das Antas, Paverama, Imigrante, Westfália e Estrela confirmaram presença. A atividade ocorre nos dois dias de evento, no miniauditório, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Grupos de 30 crianças percorrerão circuito com descrição de processos desde o campo até a industrialização do leite. Cada ciclo dura 30 minutos e conta com jogo interativo e degustação da bebida. A iniciativa almeja a valorização do setor a partir do reconhecimento das etapas que culminam no leite embalado e vendido nos supermercados.
O gerente da Indústria de Laticínios da Languiru, Lauri Reinheimer, comemora a iniciativa implantada no ano passado. “É um trabalho com os novos consumidores, destacando a importância econômica, social e nutricional do leite, muito presente no dia a dia de todos.”
Programação
Quarta-feira
19h – Credenciamento e atividade cultural
19h30min – Abertura oficial
20h – Painéis sobre qualidade do leite, cenário e ações governamentais
22h – Encerramento
Quinta-feira
9h – Recepção, credenciamento e momento cultural
9h30min – Palestra “Forrageiras para integração lavoura-pecuária” com o professor e pesquisador Renato Serena Fontaneli
11h – Feira Agro-Comercial e Estações Temáticas
14h – Painéis sobre sistemas de produção – relato de experiências
16h – Concurso de leite em metro e sorteio de brindes