Considerado essencial para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, o Jardim Botânico completa 21 anos de fundação neste domingo. Para comemorar a data, o segundo Concerto da Primavera, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), contará com o show do Grupo de Cordas do Sesi, que apresentará um repertório musical mesclando música erudita, MPB e canções pop. Também está prevista apresentação dos alunos da escola Alfredo Lopes.
Os organizadores esperam a presença de grande público durante. Fundado em 1995, o local recebe a cada fim de semana cerca de mil visitantes. No domingo, uma exposição de fotos relembra a história de mais de duas décadas do Jardim Botânico. No espaço, são realizadas atividades como trilhas ecológicas, eventos voltados para estudantes e associações, entre outros.
Segundo a chefe do Setor de Educação Ambiental da Sema, Márcia Andréia Borger Steffens, o local tem sido fundamental no processo de conscientização ambiental. “Ele é o centro de um programa voltado a educar os estudantes sobre os cuidados com a natureza.”
Além do potencial educacional, Márcia ressalta o impacto positivo do espaço para a sociedade. “É um lugar onde a natureza exala toda sua beleza.” De acordo com a coordenadora, o acervo de plantas vem sendo catalogado desde o ano passado. Após o processo ser concluído, os visitantes poderão ter à disposição informações mais detalhadas sobre a fauna presente no lugar.
Show eclético
Regente do Grupo de Cordas do Sesi, Sinésio Adolfo Fröder preparou um repertório especial para o show de domingo. Os 15 instrumentistas apresentarão o Concerto Grosso número 8 do maestro italiano Arcangelo Corelli. “Nós preparamos esse concerto especialmente para o aniversário. É uma peça muito agradável de se ouvir.”
Com canções populares dividindo espaço com as eruditas, os músicos esperam mostrar arranjos modernos mesmo com instrumentos clássicos. “Temos como meta trazer um pouco de conhecimento, mostrando como as cordas podem apresentar música contemporânea de uma forma mais moderna”, esclarece Fröder.
Com esse trabalho, o regente acredita ser possível aumentar a popularidade dos instrumentos. “Esperamos que o público se interesse mais por violino e veja ele de uma forma mais comum, mais popular, não tão distinta”, afirma Fröder.
Serviço
O quê: Concerto da Primavera
Onde: Jardim Botânico de Lajeado
Quando: domingo, 18, às 14h
Entrada: gratuita