Campanha debate mudanças no trânsito

Teutônia

Campanha debate mudanças no trânsito

Sociólogo e consultor do Detran, Eduardo Biavati palestra sobre mobilidade e saúde

Campanha debate mudanças no trânsito
Teutônia

Embasada na Semana Nacional do Trânsito, a administração municipal busca envolvimento comunitário como alternativas para o recorrente problema. A programação inicia segunda-feira, às 9h, com blitz educativa na Polícia Rodoviária Estadual. O tema deste ano, determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Eu sou + 1 por um trânsito mais seguro”. O objetivo da campanha é intensificar a inserção de ideais para garantir trânsito pacífico.

Nas escolas, serão ministradas palestras e atividades de conscientização aos estudantes. O Departamento de Trânsito também criará uma página no Facebook, com o nome Basta de Violência e o slogan do Contran. A medida quer viralizar boas ideias e instigar a direção defensiva, assim como a relação saudável entre pedestres e condutores.

Os dois Centros de Formação de Condutores da cidade estarão comprometidos com o apoio em blitz educativa. A campanha ainda conta com o apoio da Brigada Militar, escolas municipais e empresas.

Índices e alternativas

Em 227 dias, desde janeiro, a Brigada Militar, responsável pelo atendimento de acidentes no perímetro urbano, contabilizou 287 registros. No ano passado, foram registrados 359 e sete mortes. Neste ano três mulheres perderam a vida no trânsito. Alice Wendel, 19, morreu em fevereiro, no bairro Canabarro. Ilda Schmidt Laidmer, 64, morreu após colidir contra um caminhão, na Via Láctea. Clarice Farias, 51, completa a estatística. Ela foi atropelada por uma motocicleta no bairro Teutônia.

Diante dos números, a comunidade busca medidas para reverter o quadro. No mês passado, a câmara de vereadores sediou audiência pública com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor de operações do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Rogério Brasil Uberti. O evento serviu para apresentar o clamor social. Na oportunidade, moradores apresentaram pontos críticos e sugestões de melhorias para a ERS- 128, a Via Láctea.

No encontro, a instalação de lombada eletrônicas e modificação de rótulas foram pontuadas como essenciais. Westphalen autorizou a realização de estudo técnico da rodovia para identificar os reais problemas. A vistoria ocorreu no mesmo mês.

Os candidatos à administração do município elaboraram propostas para qualificar o Departamento de Trânsito no perímetro urbano. Firmar parceria com instituições universitárias foi a principal delas. O objetivo é executar ações técnicas e pontuais para reduzir o número de acidentes e aplicar os recursos em locais corretos, onde a medida deve ser efetiva.

Programação

Segunda-feira
9h – Blitz educativa na sede da PRE

Quinta-feira
19h30min – Palestra com Eduardo Biavati, na Associação Pró-desenvolvimento de Languiru. Entrada gratuita.

Domingo
15h – Simulação de acidente, no Centro Administrativo

Acompanhe
nossas
redes sociais