O Projeto Revive Boa Vista promove mais uma edição do descarte consciente. A Parceiros Voluntários realiza a coleta de lixo eletrônico, medicamentos vencidos, óleo de cozinha (pessoa física), pilhas e baterias (exceto de veículos), chapas de raios x e cartões magnéticos. A iniciativa ocorre no próximo sábado, no Centro Municipal de Eventos, em frente à sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), das 8h30min Às 11h30min.
A primeira edição da coleta foi realizada em julho, com objetivo de diversificar a ação do grupo voluntário. Antes percorriam as margens do arroio Boa Vista para recolher o lixo. Hoje promovem a conscientização da comunidade quanto ao lixo eletrônico e demais resíduos agressivos ao ambiente.
Para a coordenadora da Parceiros Voluntários, Tatiani Camila Ballus, as ações modificam o pensamento social, gerando resultados consistentes. “Mais do que simplesmente coletar esses resíduos, acredito que seja fundamental conscientizarmos nossa sociedade quanto à correta destinação desse material e quais os impactos ambientais que esse lixo causa”.
Em julho foi realizada a primeira coleta com empresa especializada em resíduos de cozinha e eletrônicos. Foram recebidos 500 itens, cem medicamentos vencidos, 50 chapas de raios x, 32 litros de óleo e milhares de pilhas.
Segundo o presidente da CIC, Renato Schefler, a união contribui para um novo cenário. “Nós podemos fazer a diferença, cada um fazendo a sua parte e trabalhando a conscientização diariamente nas escolas, nas nossas empresas e em casa. Temos a opção de mudar a fotografia, basta querer.”
Geração de lixo preocupa
O reflexo do aumento gradativo da população e a industrialização é visível na segunda vala de aterro sanitário. O local construído tinha previsão utilidade para dez anos, mas o volume de lixo produzido excedeu a capacidade em seis anos. A Secretaria de Meio Ambiente aguarda liberação da Fepam para iniciar abertura da terceira unidade de aterro. O prazo de liberação chega a seis meses.
O principal problema encontrado é falta de separação de lixo nas moradias. Eletrônicos, tecidos, vidro e material orgânico são misturados. Por isso, é importante que os moradores atentem para os dias específicos do recolhimento de lixo.