As regras às manifestações políticas durante período eleitoral no município estão mais rígidas desde ontem. Por determinação judicial, as coligações estão proibidas de fazer bandeiraços na avenida Benjamin Constant e na rua Júlio de Castilhos em frente ao Posto Faleiro. A decisão foi divulgada no fim da tarde de ontem, após a reunião entre os partidos, Brigada Militar (BM), representantes da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral (MPE) terminar sem consenso.
O juiz eleitoral, Luís Antônio de Abreu Johnson, também delimitou o espaço de cada coligação para manifestações no centro. As coligações que desrespeitarem a medida serão multadas em R$ 10 mil. A interferência judicial ocorre poucos dias depois dos bandeiraços prejudicarem o trânsito na região central da cidade durante o fim de semana.
A partir deste fim de semana, as ruas em frente ao posto Faleiro terão apenas a presença de uma guarnição da BM. No domingo, 11, além do bloqueio no fluxo de veículos, militantes das campanhas de Luís Fernando Schmidt e Márcia Scherer teriam trocado insultos.
Com o novo regramento, bandeiraços em prol de Schmidt passam a ocorrer na Benjamin Constant depois do Posto Faleiro. Já as ações de Márcia devem se concentrar na avenida Alberto Pasqualini, a partir das lojas Benoit. As atividades do candidato Marcelo Caumo ficam concentradas nas proximidades de avenida Acvat.
Dessa forma, as autoridades acreditam conseguir prevenir confrontos, tanto verbais quanto físicos, entre os manifestantes. De acordo com o capitão Luciano Johan, a medida deve garantir segurança durante o processo eleitoral. “Eles estavam muito próximos antes, a divisa era uma rua e a qualquer momento uma pessoa mais exaltada poderia criar alguma confusão.”
[bloco 1]
Partidos avaliam decisão
Mesmo sem terem recebido a notificação oficial até o início da noite de ontem, os partidos consideraram a medida positiva. De acordo com a coordenação de campanha do PP, o espaço próximo ao Posto Faleiro não faz parte da atual estratégia. Mesmo assim, não descartam recorrer da decisão caso desejem mudar o local das atividades.
O espaço em frente ao posto era disputado pelas coligações do PT e PMDB. Mesmo assim, as coordenações avaliaram positivamente a decisão. Para os petistas, a medida previne atritos ocasionados por “ânimos exaltados.”
Na mesma linha, os peemedebistas se mostram satisfeitos com a determinação. Segundo a coordenação de campanha, a limitação de espaço vai garantir “tranquilidade” durante o pleito.