O segundo encontro com candidatos à majoritária e empresários ocorreu ontem. Jonatan Broenstrup (PSDB) e Valdir Oliveira do Amaral (PSB) explanaram sobre as propostas de governo. Além disso, responderam às demandas apresentadas pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
A reestruturação da Secretaria de Indústria e Comércio foi o primeiro ponto apresentado. Segundo Broenstrup, anexar o departamento ao Planejamento foi um regresso ao setor. A criação da Central do Empreendedor foi reforçada com intuito de sanar as dúvidas dos empresários e agilizar os processos burocráticos.
Dentro da temática indústria, o candidato ressaltou a necessidade de incentivo às empresas e a atração de empresas de diferentes segmentos. Como contrapartida, propõe a responsabilidade social na geração de emprego e renda, e a preocupação com o meio ambiente.
O Distrito Industrial foi elogiado, mas teve ressalvas quanto à logística. O objetivo é qualificar os acessos e tornar a incubadora industrial produtiva. “Do jeito que está, entristece. É um desrespeito com o polo. Ali tem espaço para alocar até três empresas, mas as portas estão fechadas e o mato está tomando conta da área”, diz Broenstrup.
Com foco no desenvolvimento econômico, o tucano propõe transporte coletivo ao interior. O objetivo é aproximar os agricultores dos cursos técnicos oferecidos durante a noite na cidade.
No setor de segurança, ele assumiu o compromisso de instalar câmeras de monitoramento nas principais vias.
[bloco 1]
Incrementar eventos
Após reafirmar a parceria com a CIC na realização de eventos como a Festa de Maio, Encontro Nacional de Carros Antigos e Feirão de veículos seminovos, a coligação instiga o apoio de empresas. Para Broenstrup, os projetos apresentados pelo governo federal, por meio da dedução de Imposto de Renda, devem ser melhor explorados, garantindo incremento.
Outra proposta é a criação da feira de móveis e esquadrias seguindo exemplos de outros municípios. A iniciativa é motivada pela quantidade de indústrias voltadas ao setor com foco na venda para outras cidades.
A decoração em períodos festivos foi enaltecida como ponto a ser trabalhado em conjunto com comerciantes. A ideia é firmar parcerias e dividir a responsabilidade na manutenção de canteiros e adornos em frente a estabelecimentos.
Ele se comprometou com a manutenção da pintura de cordões, traçado no asfalto, reestruturação e reorganização da sinalização vertical e horizontal. Essas melhorias estão inclusas dentro do projeto de urbanização. “Teutônia tem que cantar e encantar o ano todo”.
Formas de melhorar o trânsito
Os dados relacionados aos acidentes de trânsito, somados às demandas locais, exigem qualificação do departamento, diz. Para Broenstrup, deve haver parceria com universidade e instituições na busca por soluções e melhor administração da secretaria.