Associação debate plano de expansão

Lajeado

Associação debate plano de expansão

Proposta quer tornar produtos e marcas locais mais conhecidos para desenvolver o setor

Associação debate plano de expansão
Lajeado

Um grupo de empresários do setor de confecção e vestuário regional apresentou, na semana passada, metas para aumentar a abrangência da Associação de Empresários de Indústrias de Confecção e Afins do Vale do Taquari (Aeicovat), criada em 2013. O objetivo, a partir de outubro, é passar de dez para 30 sócios em três meses. O número deve ser dobrado depois que o plano de expansão completar um ano.

Participaram do encontro cerca de 11 empresas de Lajeado, Arroio do Meio e Forquetinha, além de representantes da produtora de máquinas, equipamentos e softwares para o setor de confecção, Audaces. O grupo volta a se reunir em 4 de outubro. No mesmo mês, ocorrem cursos sobre custos de produção nos dias 17, 18 e 19.

De acordo com o consultor, Alexandre Comel, o novo planejamento faz parte de uma reformulação do estatuto da entidade. As medidas, afirma, são uma forma de tornar os produtos e marcas locais mais reconhecidos. “Temos um setor desenvolvido, mas ainda desorganizado. Hoje, muitas empresas daqui investem em lojas de Farroupilha, mas com produtos da região.”

Modelos implantados na Serra Gaúcha servem como base para a tentativa local. Segundo Comel, com a aproximação de empresas da região, será possível conhecer mais sobre as necessidades e buscar estímulos para políticas públicas voltadas ao setor.

Reforço no discurso

Desde a criação, o grupo conta um laboratório, estilistas credenciados, consultoria e um cadastro de costureiras e cortadores formados pela associação. Segundo o presidente da Aeicovat, Augusto Kreutz, foram investidos cerca de R$ 100 mil em equipamentos para atender o grupo.

Mesmo considerando a proposta ousada, o presidente reforça a importância do plano de expansão para a entidade e o desenvolvimento do setor na região. “A ideia é colocar corpo na associação.

Hoje, estamos em um número reduzido e, quanto mais pessoas envolvidas, mais força teremos.”

Kreutz reforça a necessidade de união entre empresários do setor para a criação de uma imagem de polo regional. Para estimular o desenvolvimento de empresas de diferentes portes, afirma, cursos oferecidos pela associação abordam tanto detalhes produtivoscomo de gerenciamento empresarial.

Acompanhe
nossas
redes sociais